• quarta-feira, 25 de dezembro de 2024

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), reforça a importância de utilizar fogos de artifício silenciosos durante as festividades de fim de ano e outros eventos. O objetivo é proteger pessoas e animais sensíveis ao barulho intenso dos tradicionais fogos com estampido.

Especialistas alertam que o som dos fogos tradicionais pode causar desconforto em crianças, idosos e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de ser prejudicial para animais, como cães e gatos. O ruído elevado pode gerar crises de ansiedade, estresse, pânico e até problemas de saúde graves.

O secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Welison Silveira, enfatizou que os fogos silenciosos são uma alternativa mais segura e inclusiva, permitindo espetáculos pirotécnicos sem prejudicar a saúde de humanos e animais.

Os animais, especialmente cães e gatos, possuem audição mais apurada, tornando-os ainda mais vulneráveis ao barulho. Sintomas comuns em animais incluem tremores, taquicardia, perda de orientação e até fugas descontroladas, que podem resultar em acidentes.

Durante as comemorações de Réveillon, a Prefeitura usará novamente fogos silenciosos. O espetáculo, que acontecerá nas praias de Tambaú e Cabo Branco, terá 8 minutos de duração.

Adotar fogos silenciosos é uma atitude de empatia e respeito, promovendo uma sociedade mais harmônica. A Prefeitura de João Pessoa busca conscientizar a população, ressaltando que pequenas mudanças de atitude podem ter um grande impacto positivo.

Para denúncias, a Semam disponibiliza o telefone (83) 3218-9208, via WhatsApp, e o aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.