A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), sob a liderança do superintendente Expedito Leite Filho, apresentou um plano estratégico de trânsito e transporte para os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. A operação tem como objetivo garantir a segurança viária e facilitar o deslocamento do público durante as celebrações de Réveillon na orla da Capital.
Expedito Leite Filho destacou a importância de planejamento para evitar transtornos. “Recomendamos que o público que for passar a virada do ano na praia, se programe com antecedência, evitando assim conflitos no trânsito e atrasos. E, se possível, preferir andar de transporte coletivo ou táxis para um deslocamento seguro e tranquilo”, orientou o superintendente.
A Semob-JP disponibilizará 65 agentes de mobilidade para orientar motoristas e usuários do transporte público. Esses profissionais indicarão rotas alternativas e garantirão a fluidez do trânsito, especialmente nos bairros Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Bessa.
A partir das 5h do dia 31, algumas ruas, como Índio Arabutan, Adolfo Loureiro França e Desembargador José Augusto Trindade, serão destinadas a saídas de emergência para carros oficiais, com restrição de estacionamento em áreas específicas. Após a meia-noite, os agentes concentrarão esforços no sentido praia/bairros, priorizando a fluidez do trânsito para o retorno do público.
Para atender à alta demanda, as linhas de ônibus 116, 507, 510, 1500, 5100, 5600 e 5605 terão reforço no quadro operacional a partir das 18h de 31 de dezembro. Além das 1.715 viagens programadas, viagens extras poderão ser realizadas, conforme a necessidade.
As linhas 1500 e 5100 estenderão seus itinerários até as imediações do Busto de Tamandaré, enquanto 13 ônibus extras estarão disponíveis a partir das 2h do dia 1º de janeiro, com monitoramento em tempo real pelos agentes de mobilidade. No feriado, a operação será semelhante a um domingo, com 50 linhas em circulação.
A Semob-JP também recomendou que comerciantes da região programem as operações de carga e descarga para o turno da manhã ou, no máximo, até 16h do dia 31. A medida busca garantir maior fluidez no trânsito e segurança para todos.
O plano, cuidadosamente estruturado pela equipe liderada por Expedito Leite Filho, busca assegurar que moradores e turistas desfrutem do Réveillon de forma tranquila e organizada. A recomendação para priorizar transporte coletivo e evitar congestionamentos reflete o compromisso da Semob-JP com a segurança e a mobilidade urbana.
Com uma logística robusta e o empenho de agentes treinados, a operação promete atender às necessidades do público e minimizar possíveis contratempos durante uma das datas mais movimentadas do calendário da Capital.
Sem Comentários