O deputado federal Leo Prates (PDT) afirmou, nesta segunda-feira (16), que a vitória de Hugo Motta (Republicanos) para a presidência da Câmara dos Deputados são “favas contadas” no atual cenário político. O pedetista declarou apoio ao candidato aliado do atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP). A eleição para o comando da Câmara ocorrerá em fevereiro de 2025.
Durante entrevista Leo Prates destacou que a candidatura de Hugo Motta tem amplo apoio, inclusive entre os parlamentares baianos, e representa a continuidade da independência do Legislativo em relação ao Poder Executivo.
“A totalidade ou próximo da totalidade dos parlamentares baianos, o que representa uma unidade da Casa, apoiará Hugo Motta. A Câmara vem se afirmando como um poder independente. Se deu independência ao Poder Legislativo depois de Rodrigo Maia e Arthur Lira. Antes de haver as emendas impositivas, a imprensa dizia que a Câmara dos Deputados era a ‘Casa do Amém’, que só dizia amém para o Executivo. Hoje, a atuação política dos deputados é independente”, afirmou Prates.
Prates também elogiou a atuação de Arthur Lira à frente da Câmara, destacando que a gestão do progressista fortaleceu o protagonismo dos deputados e garantiu maior autonomia ao Parlamento. Hugo Motta, deputado pelo Republicanos da Paraíba, surge como o nome preferido do grupo liderado por Lira para sucedê-lo no comando da Casa.
A articulação para a eleição de fevereiro de 2025 já movimenta os bastidores políticos, com apoio consolidado de diversas bancadas estaduais e partidárias, que consideram Hugo Motta um nome capaz de manter o equilíbrio e a autonomia no Legislativo.
Sem Comentários