Compromisso da gestão do prefeito Cícero Lucena em desenvolver políticas públicas humanas, que melhoram a vida das pessoas e garantem o acesso a moradia é premiada com Selo de Mérito Habitacional na categoria ‘Trabalho Social’
Um sonho que virou realidade e que pelo segundo ano consecutivo conquista o reconhecimento nacional. Graças a sensibilidade do prefeito Cícero Lucena em fazer uma gestão humana, com justiça social e inclusiva, o Residencial Hélio Miguel da Silva, o primeiro residencial quilombola do Brasil, construído pela Prefeitura de João Pessoa, em Paratibe, conquista o Prêmio do Selo de Mérito Habitacional, considerado o mais importante no setor de Habitação de Interesse Social do Brasil.
“É com muita alegria que recebemos a notícia que o primeiro residencial quilombola do Brasil, fruto do nosso trabalho com o prefeito Cícero, o vice Leo Bezerra e a secretária Socorro Gadelha, conquista por dois anos seguidos o reconhecimento nacional. Desta vez com o projeto social, graças ao olhar sensível e humano de Cícero, sempre atendo as questões sociais”, comemorou Marcos Vinícius, destacando a atuação da secretária Socorro Gadelha. “Ela e toda sua equipe têm desenvolvido um trabalho brilhante. Todo setor tem se empenhado não só em oferecer moradia, mas em dar dignidade às pessoas”, parabenizou.
Com obras avançadas, o residencial é resultado do trabalho do vereador eleito Marcos Vinícius, em parceria com a gestão do prefeito Cícero Lucena e do vice Leo Bezerra, e a conquista da premiação é reconhece o compromisso da Prefeitura, através de Socorro Gadelha, secretária Municipal de Habitação Social (Semhab), e da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em desenvolver políticas públicas que garantem o acesso a moradia de qualidade, mas que, principalmente, melhoram a vida das pessoas.
A Prefeitura foi premiada na categoria ‘Trabalho Social’, pelo projeto social Quilombola Hélio Miguel da Silva, desenvolvido pela Semhab em parceria com a Sedes. Ano passado, a conquista foi na categoria ‘Relevância Social e Urbana’, pelo projeto da construção do residencial com 80 moradias. A premiação, que é concedida pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano, será entregue próximo dia 6 de dezembro, durante o 71º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, em Curitiba (PR).
“Lutando e atuando junto à Prefeitura, conquistamos moradia digna para famílias que estavam sem teto, vivendo em um terreno invadido até serem despejadas e obrigadas a morar embaixo de árvores.”, contou o vereador eleito. “Foi ouvindo, conhecendo de perto a realidade dessas pessoas, e com a parceria com o prefeito Cícero, a secretária Socorro, que sempre estamos presentes na comunidade, realizamos o que era um sonho para os quilombolas: moradia e preservação dos direitos”, completou Marcos Vinícius.
Com um trabalho que visa a valorização do ser humano, a Prefeitura de João Pessoa, através da Semhab e Sedes, desenvolveu um trabalho social na comunidade quilombola de Paratibe que permitiu o desenvolvimento de ações para traçar um perfil da comunidade assistida, o que possibilitou o fortalecimento das lideranças locais, Educação para Saúde, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Economia Solidária e Evento Cultural Quilombola.
O projeto tem como objetivo preservar a diversidade cultural quilombola em João Pessoa, contribuindo para a justiça social, inclusão e educação das comunidades, preservação dos direitos e a importância da luta para sensibilizar a sociedade sobre a realidade vivida pelos quilombolas.
Estrutura do residencial
Os apartamentos do Residencial Hélio Miguel da Silva contam com uma vaga de estacionamento, área de lazer e acessibilidade. Cada moradia tem 51 metros², dois quartos, salas de jantar/estar, cozinha, banheiro e área de serviço.
Fotos: Secom-JP
Texto: Assessoria – Marcos Vinícius
Sem Comentários