• terça-feira, 5 de novembro de 2024

As articulações em torno da sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara dos Deputados continuam a todo vapor, apesar das atividades legislativas reduzidas devido à 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20), que ocorre nesta semana no Congresso Nacional. A corrida pela liderança da Casa tem movimentado as bancadas partidárias, que seguem reunidas para definir o próximo presidente.

O líder do Republicanos, paraibano Hugo Motta (PB), é o principal nome na disputa e já conta com o apoio formal de Lira e das maiores bancadas da Câmara. Em uma articulação de peso, Motta conseguiu unir siglas de diferentes espectros políticos, como PT e PL, além do Centrão, que inclui partidos como PP, Republicanos, MDB e Podemos. A promessa de cargos na Mesa Diretora e de espaços de influência, combinada com um compromisso de pautar temas consensuais, foi essencial para o parlamentar paraibano angariar aliados de diversas frentes.

Além de Motta, outros dois deputados concorrem à presidência da Câmara: Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Antonio Brito (PSD-BA).

Siglas como Cidadania, PSB, PSDB e PDT ainda não formalizaram apoio, mas esperam definir suas posições nas reuniões de bancada agendadas para esta terça (5) e quarta-feira (6). O resultado dessas articulações deve solidificar a configuração final do apoio a Motta, que segue como o favorito com uma coalizão robusta.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.