Deputado teve reuniões com Túlio Gadêlha (Rede-PE) e com os líderes de PRD e Solidariedade; bancadas de 15 partidos já oficializaram apoio
O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), candidato à presidência da Câmara no próximo ano, recebeu o apoio de mais três partidos nesta quarta-feira (6):
- Rede Sustentabilidade,
- PRD,
- e Solidariedade
Agora, o congressista já reúne o apoio de 15 siglas na disputa pela sucessão do atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).
Motta teve encontros, nesta manhã, com o deputado Túlio Gadêlha (Rede-PE) e com o líder do PRD, deputado Fred Costa (MG).
De tarde, se reuniu com congressistas do Solidariedade e o presidente nacional da sigla, deputado Paulinho da Força (SP).
Com cinco deputados, o PRD foi criado a partir da fusão dos partidos PTB e Patriota. O Solidariedade também tem cinco integrantes.
“Em nome do presidente do partido Solidariedade @deputadofederalpaulinho e do líder @aureo.ribeiro , agradeço pelo apoio do partido na caminhada rumo à presidência da Câmara dos Deputados. Seguiremos dialogando para unir forças e avançar”, afirmou Motta em uma publicação nas redes sociais.
Em outra publicação, Motta também agradeceu o apoio do PRD e afirmou que seguirá em busca de fortalece o “diálogo em busca de soluções para os problemas da população brasileira”.
Já a bancada da Rede tem apenas um integrante, Túlio Gadêlha. O partido compõe a federação com o PSOL, que ainda não se posicionou sobre a sucessão na Câmara.
“Agradeço ao Rede, em nome do deputado Túlio Gadêlha, pelo apoio a nossa candidatura à presidência da Câmara dos Deputados. Dialogamos sobre o funcionamento da Casa e sobre as pautas importantes para o partido. Vamos juntos nessa caminhada!”, escreveu Motta nas redes sociais.
As siglas que declararam apoio a Motta somam 385 deputados. O voto, no entanto, é secreto e individual. O apoio formal das bancadas não assegura automaticamente a adesão dos respectivos integrantes.
Para vencer, o candidato à sucessão de Lira precisa de pelo menos 257 votos. A votação é secreta.
Motta negocia para formar um amplo bloco de apoio à própria candidatura, como fez Lira na última eleição. Por ora, o PSD decidiu manter a candidatura de Antonio Brito (BA). O União Brasil, apesar de ter afinado o apoio a Motta internamente, ainda negocia cargos e mantém o nome de Elmar Nascimento (BA) na disputa.
As eleições internas no Congresso serão realizadas em fevereiro do próximo ano, mas as definições de apoio costumam ser antecipadas e envolvem a divisão de cargos da Mesa Diretora, de comissões e as relatorias do Orçamento.
Sem Comentários