• sexta-feira, 1 de novembro de 2024

O NinjaCast recebeu o professor e analista de relações internacionais Késsio Lemos para uma conversa sobre temas de geopolítica e o cenário internacional atual. Especialista em questões de segurança e política internacional, Lemos trouxe análises valiosas, abordando um dos principais tópicos em pauta: o conflito entre Israel e o Hamas e o uso do Domo de Ferro israelense, um sistema de defesa avançado.

Durante a conversa, Késsio detalhou a eficácia do Domo de Ferro, sistema de defesa antimísseis que protege Israel contra ataques. Ele destacou que o Domo de Ferro possui uma taxa de sucesso de até 90% na interceptação de foguetes, garantindo que a maioria dos projéteis seja neutralizada antes de atingir alvos em solo israelense.

“O domo de ferro tem uma taxa de eficiência de derrubar os foguetes de até mais de 90%. Então, raramente um foguete vai atingir um alvo ou ferir alguém em Israel”, afirmou Késsio.

Além da eficiência do sistema, o professor abordou a disparidade econômica entre as partes envolvidas. Ele explicou que os foguetes lançados a partir de Gaza são de baixo custo, podendo ser fabricados com materiais simples, variando entre 200 a 800 dólares. Em contraste, cada míssil disparado pelo Domo de Ferro para interceptar esses foguetes tem um custo médio superior a 100 mil dólares. Essa diferença, segundo Késsio, faz parte da estratégia do Hamas, que visa esgotar os recursos financeiros de Israel.

“Cada 200 ou 800 dólares que eles gastam num foguete desses, o Domo de Ferro vai gastar mais de 100 mil dólares no míssil para derrubar esse foguete”, explicou.

Késsio também pontuou que, além da intenção militar, a estratégia econômica tem um peso significativo no conflito, uma vez que o objetivo do Hamas não é apenas causar danos, mas também pressionar financeiramente o governo israelense

ASSISTA:

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.