O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) aprovou, nesta quarta-feira (11), o envio de tropas federais para garantir a segurança nas eleições municipais de Itabaiana. A decisão foi tomada por unanimidade pelos membros da Corte, com base em relatos de envolvimento de grupos criminosos na disputa por cadeiras na Câmara Municipal.
O pedido foi feito pelo juízo da 6ª Zona Eleitoral, e a relatora do processo, desembargadora Agamenilde Dias, destacou que, apesar do Governo do Estado assegurar segurança durante o pleito, as tropas federais são essenciais para garantir o processo eleitoral em circunstâncias tão delicadas.
Agora, a solicitação será encaminhada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que decidirá sobre o envio das tropas. Se aprovado, o reforço de segurança estará presente no primeiro turno das eleições, previsto para o dia 6 de outubro.
“Itabaiana enfrenta uma disputa marcada pela presença de indivíduos ligados a organizações criminosas, o que motivou a solicitação de segurança extra”, justificou a desembargadora Agamenilde Dias.
Além de Itabaiana, o TRE-PB já solicitou tropas federais para outras cidades, como Bayeux, Cabedelo e Fagundes, aguardando ainda uma decisão do TSE.
Sem Comentários