Nesta terça-feira (24), a secretária da Mulher e da Diversidade Humana da Paraíba, Lídia Moura, fez uma dura crítica aos partidos políticos durante sua participação no programa Arapuan Verdade, da Arapuan FM. Em sua fala, Lídia destacou que as mulheres não querem mais ser incluídas nas eleições apenas para cumprir a cota de gênero, exigindo um espaço efetivo e legítimo nas decisões partidárias.
Segundo a secretária, muitos partidos limitam a participação feminina às cotas obrigatórias e não oferecem às mulheres as mesmas condições que são disponibilizadas aos homens para disputar as eleições.
Os partidos vão cumprir a cota, mas deram as condições que os homens têm? Chegar e dizer ‘sejam candidatas’ a muitas de nós não interessa. Na sua maioria, as mulheres não querem fazer esse papel de candidata fictícia”, criticou Lídia Moura.
De acordo com dados mencionados pela secretária, apenas 91 dos 223 municípios da Paraíba terão mulheres concorrendo ao cargo de prefeita, vice-prefeita ou ambos. O número indica uma redução no protagonismo feminino nas eleições municipais em comparação ao pleito de 2020, o que preocupa especialistas e lideranças femininas.
“Temos menos da metade dos municípios paraibanos com mulheres concorrendo ao Executivo. A expectativa é que tenhamos menos prefeitas ou vices eleitas neste ano”, alertou Lídia. Ela também apontou a falta de uma política nacional dos partidos que verdadeiramente incentive e promova a inclusão feminina nas principais discussões e decisões políticas.
Sem Comentários