• quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Foi decretado, nesta quinta-feira (5), estado de calamidade pública na cidade de São Sebastião de Lagoa de Roça, no agreste paraibano, em razão da grave crise hídrica que atinge a região. A medida, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), tem validade inicial de 180 dias.

Segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), o reservatório Mamanguape, que abastece o município, está em situação crítica, com apenas 9,7% da sua capacidade total.

Nos últimos dias, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) realizou duas suspensões no abastecimento de água em São Sebastião de Lagoa de Roça para realizar manobras no sistema. A primeira interrupção ocorreu na segunda-feira (2) e o fornecimento foi restabelecido na terça-feira (3). A segunda suspensão, iniciada nesta quarta-feira (4), deve se estender até as 18h desta quinta-feira (5).

O decreto de calamidade pública destaca, principalmente, a necessidade de apoio financeiro e de medidas emergenciais do Governo Federal, uma vez que o município não possui mais recursos suficientes para enfrentar a crise.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.