A presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargadora Agamenilde Dias, afirmou neste sábado (14) que, por ora, não há necessidade de solicitar tropas federais para garantir a segurança nas eleições municipais de João Pessoa. A declaração foi feita durante uma reunião extraordinária realizada na sede do TRE-PB, com a presença de candidatos à Prefeitura da capital, representantes partidários e das forças de segurança pública.
A desembargadora foi firme ao destacar que a Justiça Eleitoral local, juntamente com os órgãos de segurança estaduais, tem plena capacidade de garantir a tranquilidade durante o processo eleitoral. Ela reforçou que, até o momento, as medidas de segurança adotadas são suficientes e que o envio de tropas federais é desnecessário.
Durante o encontro, Agamenilde também teceu críticas à prática de transformar pedidos ao Judiciário em manobras publicitárias e que o tribunal não tolerará a utilização do Judiciário para a criação de factóides políticos, referindo-se à recente tendência de divulgar à imprensa pedidos de reforço de segurança antes mesmo de serem formalmente protocolados.
A discussão sobre o reforço da segurança eleitoral ganhou força após três candidatos à Prefeitura de João Pessoa solicitarem ao TRE-PB o envio de forças federais para garantir a integridade das eleições. Contudo, a presidente do TRE-PB garantiu que o tribunal está monitorando a situação e continuará atuando para que o pleito ocorra com tranquilidade e segurança.
“Eu compreendo cada fala de candidato, mas eu tenho que seguir no rumo das balizas legais. Neste sentido, o que tiver fundamento e o que deverá ser apurado, será. O que não tiver fundamento não será apurado”, frisou.
Sem Comentários