• quinta-feira, 12 de setembro de 2024

O governador da Paraíba, João Azevêdo, compartilhou atualizações sobre o andamento do projeto do Telescópio Bingo, que está sendo construído na cidade de Aguiar, no Sertão paraibano. A iniciativa, que coloca o estado como um dos pioneiros em pesquisas espaciais no Brasil, promete atrair a atenção de pesquisadores e entusiastas de todo o mundo, além de impulsionar o turismo regional.

Segundo Azevêdo, o projeto está em fase avançada de preparação, com a montagem inicial do equipamento ocorrendo na China.

“Estou recebendo os vídeos para acompanhar esse grande projeto que está acontecendo na Paraíba, que é a construção do rádiotelescópio Bingo”, afirmou o governador. Ele destacou que, atualmente, cada parte do telescópio está sendo montada e testada minuciosamente na China para garantir que todas as conexões e peças estejam em perfeito funcionamento.

Após a fase de testes, o equipamento será desmontado, embalado e transportado para o Brasil. Em paralelo, as “grandes cornetas”, componentes essenciais do Bingo, já saíram de São Paulo e estão a caminho de Aguiar. Este marco reforça o comprometimento com a instalação de um dos mais avançados instrumentos de pesquisa espacial do mundo em território paraibano.

João Azevêdo ressaltou que o Bingo irá colocar a Paraíba e o Brasil dentro de um grupo seleto de nações que investem significativamente em pesquisas espaciais. O projeto não só abrirá novas fronteiras para a ciência no país, mas também tem o potencial de transformar o turismo na região do Sertão, atraindo visitantes internacionais interessados em ciência, tecnologia e exploração espacial.

Com previsão de chegada ao Brasil até o final do ano, a montagem definitiva do Telescópio Bingo em Aguiar está prevista para começar logo em seguida.

“Espero que até o final do ano a gente esteja com esses equipamentos todos aqui para começar a montagem definitiva do Bingo e ele passar a processar aquilo para qual ele está projetado”, completou o governador.

O Telescópio Bingo, cujo nome é um acrônimo para “Baryon Acoustic Oscillations in Neutral Gas Observations” (Oscilações Acústicas de Bárions em Observações de Gás Neutro, em tradução livre), tem como objetivo estudar as oscilações acústicas de bárions, um fenômeno essencial para entender a distribuição da matéria no universo e a expansão cósmica. A iniciativa coloca a Paraíba no mapa mundial da astronomia, abrindo caminhos para colaborações científicas globais e aumentando o prestígio do estado em setores de alta tecnologia e pesquisa.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.