• quarta-feira, 16 de outubro de 2024

O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) já começou a articular sua campanha para a presidência da Câmara dos Deputados e buscar apoio político. O parlamentar se reuniu nessa quarta-feira (04) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em uma espécie de “sabatina informal” em preparação para a disputa que acontecerá em fevereiro do próximo ano.

O encontro com Bolsonaro foi organizado pelo ex-ministro da Casa Civil do governo Bolsonaro, o senador Ciro Nogueira (PP-PI). Na reunião, Hugo Motta foi questionado sobre um possível alinhamento com a base governista, uma preocupação central para o grupo bolsonarista que busca manter influência na Câmara.

Já a reunião com Lula foi mediada pelo presidente nacional do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), que desistiu de sua própria candidatura em apoio a Hugo Motta.

Além de Hugo Motta, outros dois parlamentares estão na disputa pela presidência da Câmara: Elmar Nascimento, do União Brasil, e Antônio Brito, do PSD. A corrida pela liderança da Casa tem se mostrado uma das mais acirradas dos últimos anos, com diferentes blocos políticos buscando consolidar suas forças.

Caso Hugo Motta seja eleito, a Paraíba poderá ter um novo representante na presidência da Câmara 22 anos após o mandato de Efraim Morais. O ex-senador Efraim Morais, pai do atual senador Efraim Filho, foi o último paraibano a ocupar o cargo, em 2003. A possível eleição de Motta representaria não apenas um retorno de protagonismo político para o estado, mas também uma reafirmação da força política da Paraíba no cenário nacional.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.