• quarta-feira, 16 de outubro de 2024

O prédio do antigo Conventinho, no Centro Histórico de João Pessoa, está sendo transformado em um equipamento para exposição de artes, atividades culturais, educativas e abrigará também a Biblioteca Municipal. Nesta terça-feira (10), durante inspeção às obras no local, o prefeito e candidato à reeleição, Cícero Lucena, disse que o novo prédio será entregue até o final do ano e terá papel preponderante na retomada do desenvolvimento da região central da Capital no tocante à educação e ao turismo.

“Nossa gestão valoriza a cultura, a luta e a história de todo o povo paraibano. Por isso, estamos revitalizando o Conventinho. O espaço contará com a Biblioteca Pública Municipal, salas de exposições e de dança, anfiteatro e muito mais. A obra, realizada em parceria com o IPHAN, está em processo de finalização, e antes do final do ano teremos mais esse espaço para a prática cultural, que mantém viva a essência da nossa gente”, afirmou Cícero Lucena.

O prefeito destacou outras ações da prefeitura que já estão em curso para impactar o Centro Histórico e que tem relação com a nova função dada ao Conventinho. Em parceria com o Governo do Estado, o programa Viva o Centro está concedendo isenção fiscal e redução de tributos para incentivar a ocupação na região no âmbito do comércio. Em outra frente, na habitação, estão aprovados projetos para a construção de dois residenciais – um na antiga Proserv e outro onde hoje é o Edifício das Nações Unidas, no Ponto de Cem Réis.

Já o edifício onde funcionou a Prefeitura (rua Cândido Pessoa), será a sede da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania, que abrigará a Guarda Civil Metropolitana. Por fim, na antiga fábrica Matarazzo, a Prefeitura vai construir um polo  audiovisual para o fomento à indústria do cinema, formando mão de obra especializada e a criação de produções locais.

Conventinho transformado – O projeto desenvolvido pelas Secretarias de Planejamento (Seplan) e de Infraestrutura (Seinfra) passou pela aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Além da Biblioteca Municipal, contará também com a Escola de Artes Municipal, contemplando as várias expressões artísticas, como teatro, plásticas, dança e música. Serão salas equipadas e preparadas para o desenvolvimento de aulas que capacitem os alunos artisticamente e sejam um complemento à sala de aula para os estudantes da rede de ensino municipal.

Há ainda espaço para apresentações, exposições e de convivência com praças e pátios internos, anfiteatro externo, auditório e galerias de arte, fomentando o ambiente propício às interações artísticas e seu desenvolvimento.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.