• quinta-feira, 17 de outubro de 2024


Faltando cinco dias para o primeiro turno das Eleições Municipais de 2024, o aplicativo Pardal, destinado a denúncias de irregularidades eleitorais, já contabiliza cerca de 737 queixas desde o início oficial da campanha, em 16 de agosto. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foram atualizados nesta segunda-feira (30).

O maior volume de denúncias envolve candidatos a vereador, com 314 registros. Em seguida, aparecem as queixas relacionadas a coligações e partidos, totalizando 216 ocorrências.

Campina Grande lidera entre os municípios com mais denúncias, acumulando 113 registros, seguida pela capital João Pessoa, com 79.

Entre as infrações mais denunciadas, o uso de alto-falantes ou amplificadores de som está no topo, com 103 casos, representando 18% do total. O aplicativo Pardal foi criado para registrar infrações cometidas por candidatos e campanhas eleitorais, facilitando a fiscalização por parte dos eleitores.

Principais irregularidades denunciadas:

Alto-falantes ou amplificadores de som: 18% (103 denúncias)
Internet: 15% (87 denúncias)
Uso de bem público: 15% (83 denúncias)
Outdoors: 12% (69 denúncias)
Banners, cartazes ou faixas: 9% (51 denúncias)
Cidades com mais denúncias:

Campina Grande: 113
João Pessoa: 79
Bayeux: 42
Santa Rita: 30
Borborema: 29
Para realizar denúncias, os eleitores devem baixar o aplicativo Pardal em seus smartphones, acessar com o login gov.br ou E-título, e seguir o passo a passo para enviar fotos, áudios e informações sobre a infração.

Criado em 2014, o Pardal tem como objetivo oferecer uma ferramenta prática para o registro de crimes e irregularidades eleitorais, como propaganda irregular, compra de votos e abuso de poder econômico.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.