Nesta terça-feira (6), o prefeito de Mulungu, Melquíades Nascimento (MDB), teve seu mandato cassado pela Câmara Municipal da cidade. A decisão foi tomada pelo placar de 7 votos a favor e 2 contra a cassação. Nascimento, que estava em seu segundo mandato, foi acusado pelos vereadores de cometer irregularidades em sua administração.
Dyego Moura (PP), vice-prefeito, já tomou posse como novo prefeito de Mulungu.
De acordo com as informações dentre os problemas destacados, na sessão, estão: a não publicação de projetos de lei aprovados pela Casa entre 2021 a 2023, não apresentar propostas orçamentárias (LOA 2022, PPA 2022 a 2025 e LDO 2022); interrupção de tratamento de saúde de um morador de Mulungu; negligência para pagamento de dívidas com a Cagepa, que teria causado prejuízos ao município.
A administração de Melquíades Nascimento já estava sob investigação desde outubro do ano passado, quando a sede da Prefeitura de Mulungu e a Secretaria de Educação do município foram alvo de mandados de busca e apreensão. A ação, realizada com apoio da Polícia Militar, foi resultado de uma demanda de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada pela Câmara Municipal.
A CPI, iniciada no começo de 2023, tinha como objetivo investigar suspeitas de corrupção no repasse dos recursos do Rateio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).
Sem Comentários