Após oito anos à frente da Prefeitura de Caaporã, o prefeito Kiko Monteiro está deixando a gestão com um saldo negativo na área da educação. Nas últimas edições do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), em 2017, 2019 e 2021, o município ficou consistentemente abaixo das metas projetadas.
Em 2017, no primeiro IDEB sob a gestão de Kiko, a meta projetada era de 4.1, mas Caaporã alcançou apenas 3.4. Em 2019, a meta era de 4.4, e a nota do município caiu para 3.2. Na última avaliação de 2021, a meta projetada foi 4.7, mas Caaporã obteve apenas 3.5.
O desempenho abaixo do esperado reflete uma série de desafios que a administração municipal não conseguiu superar, impactando negativamente o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.
O IDEB, criado em 2007, é um indicador que reúne os resultados de dois conceitos fundamentais para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Sem Comentários