• sexta-feira, 18 de outubro de 2024

O prefeito Cícero Lucena, candidato à reeleição, destacou neste domingo (18) o avanço da causa animal em João Pessoa, onde a gestão municipal montou uma rede de proteção, com a instalação da Clínica do Pet, o Castramovel, programa Banco de Ração e o primeiro Hospital Veterinário. Esse olhar, de acordo com o gestor progressista, projetou a Capital para um cenário nunca visto antes, onde o cuidado com a população e os animais é uma das prioridades da Prefeitura.

Cícero Lucena lembrou que também foi no seu primeiro mandato de prefeito que ele criou o Centro de Zoonoses. Anos depois, durante o desafio imposto pela pandemia da Covid-19, percebeu a necessidade de cuidar dos pets não só como uma questão de saúde animal, mas como uma necessidade de cuidar, também, do aspecto emocional das pessoas.

“A gente conhece a importância das pessoas cuidarem, com amor, dos animais. A pandemia nos mostrou como nos animais também têm esse papel, de também cuidar da gente, de ser companheiro. E é por isso que a gente avançou tanto, porque temos uma gestão sensível a causa animal, sensível a necessidade das pessoas e que vai continuar fortalecendo essa relação com mais serviços”, afirmou Cícero Lucena, durante lançamento da campanha à reeleição do vereador Guga Pet, parlamentar que também tem uma atuação voltada à mesma causa.

O evento também contou com a presença do vice-governador Lucas Ribeiro, que reforçou a parceria do Governo do Estado com a Prefeitura. “Essa é uma gestão tem obras por toda a cidade, muitas delas com o planejamento de Cícero e João, como o viaduto em construção nos Bancários, do Governo da Paraíba, conectado ao Parque das Três Ruas, da Prefeitura. E, sem dúvidas, esse olhar de Cícero para a causa animal é algo marcante e que merece o nosso apoio para que tenha continuidade”, projetou Lucas Ribeiro.

Confira as realizações da Prefeitura na proteção da causa pet:

  • Construção do primeiro hospital público veterinário do Município, trabalhando com cirurgias, exames, internação e
    UTI.
  • Instalação da primeira Clínica do Pet, realizando mais de 22 mil de animais atendidos, 2 mil cirurgias e mais de 5 mil castrações.
  • Aquisição de Castramóvel que já conta com mais de 2 mil castrações. Ele contribui para a política de controle populacional de animais, somando-se à rede de assistência médica e veterinária e ao Centro de Zoonoses.
  • Criação do Banco de Ração, com mais de 33 toneladas de ração entregues a protetores independentes de animais.
  • Criação do Fundo Municipal de Defesa e Proteção Animal para financiar políticas públicas de proteção dos direitos dos animais, por meio de multas por maus-tratos ou de crimes ambientais, e outras formas de arrecadação.
  • Elaboração do Plano de Ação Climática, sendo uma das 12 capitais do Brasil a ter um plano de conformidade climática destinado a atividades de mitigação e adaptação aos efeitos das mudanças do clima, colaborando para o combate à crise climática, tornando João Pessoa uma cidade verde e resiliente.
  • Elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos, com dados atualizados das áreas de risco e estratégias para reduzir ou erradicar os perigos de deslizamentos, inundações, e outras ocorrências climáticas.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.