A convenção partidária que confirmou as candidaturas de Edna Henrique e Paulo Neto como prefeita e vice-prefeito de Monteiro nas eleições deste ano reuniu uma multidão neste sábado (3). A Casa Branca ficou absolutamente lotada, em uma noite marcada pela emoção. A indignação com o descaso da atual gestão municipal era visível nos rostos dos presentes, assim como o desejo de mudança por uma cidade mais próspera. Houve também homenagens ao saudoso deputado estadual João Henrique.
Após diversos relatos da ineficiência do serviço público, principalmente no que diz respeito à saúde, a ex-prefeita, ex-deputada federal e agora candidata a prefeita Edna Henrique expressou a dor que sente ao constatar o sofrimento dos monteirenses.
“Isso dói no coração de quem sabe o que é amar, de quem sabe o que é zelo, de quem sabe o que é cuidar, porque nesta cidade eu aprendi a amar, a cuidar e a zelar junto com meu deputado João Henrique”, desabafou.
Por meio de vídeo, o senador Efraim Filho e o deputado federal Hugo Motta enviaram mensagens de apoio a Edna para a Prefeitura de Monteiro. “Essa caminhada definirá os destinos e o futuro da nossa querida cidade. Em Brasília vocês terão um gabinete aberto e escancarado para buscar recursos, emendas, ações e investimentos que deixem a nossa cidade cada vez melhor e mais bonita”, disse o senador Efraim Filho, presidente do União Brasil na Paraíba.
Presidente estadual do Republicanos na Paraíba, o deputado federal Hugo Motta destacou as realizações de Edna enquanto prefeita. “Edna realizou obras nos quatro cantos de Monteiro, tanto na cidade como na Zona Rural. Cuidou dos mais carentes como ninguém cuidou até hoje. Realizou programas sociais que até hoje o povo de Monteiro lembra e não tira da memória”, afirmou Hugo Motta.
Quem também marcou presença no evento foi o ex-senador Efraim Morais, que ressaltou a habilidade de Edna Henrique para buscar recursos em Brasília e garantir grandes obras estruturantes em favor do município. “Você, Edna, tem caminho livre nos ministérios, lá na cidade de Brasília. Você sabe como buscar os recursos para trazer ao povo de Monteiro e sua querida cidade. O gabinete do senador Efraim Filho estará de portas escancaradas se você for a prefeita dessa cidade!”, assegurou.
O deputado estadual Michel Henrique começou seu discurso lembrando o legado de seu pai, João Henrique. Em seguida, comparou a administração de Edna Henrique com a atual gestão, que ele classifica como uma “quadrilha”, e revelou desmandos na Prefeitura de Monteiro.
“A gente vê Monteiro parada no tempo e no espaço. O governo de Dona Lurdinha teve ação estruturante, a UEPB, o IFPB; você pega o governo de Edna, nem se fala, foi um show: UPA, SAMU, Centro de Hemodiálise, UTI, calçou mais de 100 ruas, 14º salário, Sopa da Gente, Merenda em Casa, Nenén Fortinho. Agora eu desafio a turma da rachadinha a mostrar pelo menos uma ação. A maior obra que eles fizeram em Monteiro foi usurpar o dinheiro de vocês. O que tem de obra não é em Monteiro, não. Aquisição que tem é pro bolso deles, apartamento comprado em João Pessoa. Agora me desafie que eu mostro a foto, o recibo e mostro mais quem pagou!”.
Um novo tempo de prosperidade
Simbolizando a união das oposições com a chegada do partido Novo à chapa, o advogado e candidato a vice-prefeito Paulo Neto ressaltou desejos em comum, dele e de Edna: “o de mudança, o de crescer, o de trazer para Monteiro o que Monteiro merece e o que Monteiro tem potencial, porque há oito anos só tiram e nada trazem”.
O candidato a vice-prefeito denunciou o descaso na saúde, recebendo expressões diversas de concordância dos presentes. “Não tem como continuar como está. A saúde sucateada, exame trocado, exame atrasado, fila de cirurgia, fila nos postinhos de saúde, onde o monteirense tem que acordar às 4h da manhã pra ver se consegue uma ficha, pra ver se é atendido, e depois de muito tempo conseguir um exame, uma cirurgia, um procedimento médico”, disse.
Por fim, Paulo Neto garantiu buscar investimentos para a saúde e fomentar a economia na Zona Rural. “Estamos juntos nessa caminhada. Vamos trazer investimentos na saúde, na educação, na Zona Rural, que está abandonada”.
Gestão excelente, cuidado e zelo
A ex-prefeita, ex-deputada federal e candidata a prefeita Edna Henrique deu uma verdadeira aula sobre gestão pública, mostrando o quanto a atual administração é ineficiente, pois tem receita de sobra e, mesmo assim, falta o básico para a população que depende dos serviços públicos, principalmente na área da saúde. Edna explica que a Prefeitura é como uma empresa, mas de todos os cidadãos, e precisa ser bem gerida.
“A empresa [Prefeitura] de cada um de vocês tem recursos, ela recebe dia 10, dia 20 e dia 30, por que não dar o melhor pra cada um de vocês? Existe uma licitação de 12 milhões de reais e não tem um comprimido de 99 centavos. Não existe uma medicação de 99 centavos, que é a dipirona, nem também medicação para pressão, ou diabetes, ou para problemas cardíacos. O poder público tão rico, uma empresa tão cheia de recursos, recebendo três vezes. Nós só recebemos no final do mês e dá pra gente planejar, organizar nossa casa e a nossa vida, por que é que a Prefeitura, que é a nossa empresa, não dá conta do recado? Significa que não existe gestor! Nós precisamos colocar um gestor, uma prefeita que ame, que goste e que respeite o dinheiro público, assim como eu respeitei nos meus dois mandatos”, asseverou.
Em seu discurso, Edna reafirmou o compromisso de cuidar da população com eficiência, gerando emprego e renda para o povo. “Esse sempre foi o grande foco, de cuidar, de zelar pelas pessoas para que a gente tivesse o melhor progresso, eficiência, gerar emprego e renda para o nosso povo. Muitas coisas deixaram de existir, mas nós vamos reconstruir e construir. Nosso povo terá o que merece”, disse a candidata.
O Legado de João Henrique
Ao longo da noite houve diversas homenagens ao saudoso deputado João Henrique, com destaque para o momento em que a família exibiu o retrato do patriarca e emocionou o público presente.
“Quem é que não sente saudade nesse momento de um homem que dedicou toda a sua vida ao seu povo, porque aqui ele nasceu, porque aqui ele viveu, porque aqui ele trabalhou, Deus o chamou, e deixou seu filho Michel para dar continuidade ao seu trabalho. Eu falo do meu amigo João Henrique, companheiro de partido e de tantas lutas que tivemos por aí afora pela Paraíba”, disse o ex-senador Efraim Morais.
Hugo Motta, por sua vez, destacou a força de João Henrique como líder político para Monteiro. “João Henrique, o nosso símbolo, esse homem que foi sempre o grande baluarte de Monteiro, eu tenho certeza que onde estiver, ele está muito feliz com essa candidatura de Edna. Ela representa verdadeiramente aquilo que o povo de Monteiro precisa: uma prefeita competente, eficiente e que cuida das pessoas que mais precisam”.
Michel Henrique fez questão de lembrar o quanto o pai gostava de encontrar sua casa cheia e prometeu honrar seu legado. “Nosso inesquecível deputado João Henrique. Com certeza ele está aqui em espírito, abençoando cada um de nós, vibrando, colocando sua mão, a sua luz em cada um, em todos nós. Obrigado por terem vindo, a Casa Branca é de vocês, é a casa democrática, a casa do povo. Aqui nunca teve portão. E está cheia de gente, do jeito que ele gostava. Quando chegava aqui ele gostava de ver gente, de conversar, podia ser a hora que chegasse, muitas vezes de madrugada. Meu pai, receba o carinho do seu povo, da sua gente, sua casa está lotada mais uma vez. Tenho certeza que iremos honrar seu nome, iremos honrar sua memória, iremos honrar seu legado”.
Edna Henrique falou do amor por Monteiro. “Meu querido e amado João Henrique dizia: ‘não vim pra minha cidade levar nada do meu povo, eu vim deixar’. E realmente ele deixou. Ele realizou sonhos, não só dele, mas do nosso povo. E temos antes de tudo uma estrutura maior que é amor. Amor assim como a gente planta na nossa família biológica, a gente tem essa estrutura para fluir para todos vocês”, e afirmou que seu amor está plantado nesta cidade:
“Tenho uma gratidão muito forte à minha família, aos meus filhos, que sempre me apoiaram e apoiaram o pai até o último dia da sua vida, esta vida que ele deu aqui na cidade que ele mais amou, a cidade de Monteiro. Foi aqui que ele deixou esse amor plantado. O meu coração está aqui, plantado junto com os de vocês, junto com os desejos e os sonhos do deputado João Henrique”, concluiu Edna.
Sem Comentários