• terça-feira, 15 de outubro de 2024

O superintendente da Semob-JP, Expedito Leite Filho, destacou nesta terça-feira (16) durante entrenvista à Rádio Correio FM a importância da instalação de redutores eletrônicos de velocidade como parte de um esforço maior para melhorar a segurança no trânsito da capital paraibana. Em sua declaração, ele ressaltou que a intenção não é multar por multar, mas sim educar a população sobre a importância da prevenção de acidentes.

“A gente precisa contextualizar pra que a população entenda qual o real motivo da instalação de um redutor eletrônico de velocidade ou então de um controlador eletrônico de velocidade. Nós temos um programa nacional chamado Pnatrans, que é o plano nacional de redução de mortes violentas no trânsito. E a Semob-JP, aqui na capital, tem um papel fundamental de ajudar na educação do trânsito. A intenção não é multar por multar, a intenção é de sempre educar”, afirmou Expedito.

Ele explicou que a escolha dos locais para a instalação dos redutores é baseada em dados coletados por um comitê de estudos de monitoramento de trânsito, que inclui diversos órgãos, como SAMU, Polícia Rodoviária Federal, IPC e Hospitais de Traumas.

“Por exemplo na avenida Hilton Souto Maior, pra exemplificar ocorreram 193 acidentes, então ali foi instalado um redutor eletrônico com base nesses dados”, comentou.

Além disso, Expedito mencionou a situação na Beira Rio, um ponto crítico onde foram identificados acidentes frequentes.

“Outro exemplo, ali na Beira Rio, que sempre a gente que vai ali do centro à praia passa ali naquela comunidade, onde tem dois redutores de velocidade também, importante porque tem um trânsito de pessoas atravessando ali a rua e a gente identificou que tinham acidentes e não nessa gestão, mas em outras já tinha aquele ponto ali e reduzimos 30% de 2023 para 2024 o número de acidentes letais com morte por conta de algumas ações seja ela de infraestrutura, com sinalização, implantação de redutores físicos que são as conhecidas lombadas e também a implantação de redutores eletrônicos”, disse.

O superintendente também destacou a importância de ações de infraestrutura, como a sinalização adequada e a implantação de lombadas, como parte do Plano de Vias Seguras, que visa reduzir em 50% o número de mortes no trânsito ao longo de uma década.

“Estamos comprometidos em transformar a realidade do trânsito em João Pessoa e priorizar a segurança de todos”, concluiu.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.