Cumprindo agenda Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), em Madri, nesta sexta-feira (19), o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), e o presidente da Câmara, Dinho Dowsley (PSD) foram recebidos pelo diretor geral da instituição, Ramon Gúsman Zapater, e estiveram acompanhados por Antônio Eliseu, coordenador da Unidade Executora do Programa João Pessoa Sustentável.
O encontro teve como principal objetivo fortalecer a cooperação entre João Pessoa e a Espanha, especialmente no que tange à revitalização do Centro Histórico da cidade.
A visita faz parte de uma viagem pela Europa que culminará com a assinatura de um convênio em Paris com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Este acordo visa liberar 55,4 milhões de euros (aproximadamente R$ 329,4 milhões) para investimentos na capital paraibana.
“Primeiro agradecer, porque foi através da Agência de Cooperação da Espanha que nossos projetos foram apresentados à comunidade europeia e, consequentemente, à Agência Francesa, o que nos permitiu agora esse financiamento”, reforçou Cícero Lucena.
Ele acrescentou que a reunião também abordou a retomada de antigos projetos, como o de oficina escola de restauradores, inserido no amplo programa de restauração do patrimônio histórico e cultural de João Pessoa.
Após a agenda na Espanha, a comitiva pessoense seguirá para a França, onde formalizará o contrato com a AFD. Os recursos provenientes desse convênio serão aplicados em obras de mobilidade urbana na capital, incluindo a construção dos corredores Dois de Fevereiro e Epitácio Pessoa, além dos Terminais de Integração.
As iniciativas integram o Projeto de Melhoria da Mobilidade e Acessibilidade da região central de João Pessoa e incluem ainda a Recuperação e Urbanização de 7,5 km do Rio Jaguaribe, visando aprimorar a infraestrutura e a qualidade de vida na cidade.
Sem Comentários