Cerca de 20 mil pessoas curtiram os sete dias de festa promovidos pela Prefeitura de Cabedelo
O Arraiá do Litoral chegou ao fim neste sábado (29). Com uma programação voltada às raízes culturais da cidade, ao resgate das tradições juninas e à valorização dos grupos e artistas da terra, a festa movimentou a cidade e levou aos cabedelenses todo o colorido e alegria da melhor época do ano para o nordestino.
Quem encerrou a programação do Arraiá foram os artistas Renno Poeta e Elayne Tyne.
O Arraiá do Litoral 2024 envolveu cerca de 300 artistas; 40 ambulantes e comerciantes; e 30 empreendedores criativos. O secretário de Cultura, Igobergh Bernardo, fez um balanço do evento que levou milhares de pessoas aos eventos da cidade
” A gente encerra o sexto ano do Arraiá do Litoral assim como no primeiro ano, fazendo uma festa autêntica que celebra a cultura nordestina, fortalecendo os nossos artistas e valorizando a identidade cultural da cidade. Neste ano, tivemos bandas regionais, pudemos dar mais oportunidade aos artistas locais. Se no ano passado foram 6 bandas locais, neste foram 12, algo inédito em Cabedelo. Se quando iniciamos lá atrás só existia 1 quadrilha junina em atividade, atualmente já temos 4, e esse foi o grande legado do nosso evento. O Casarão do Padre, que era um espaço abandonado hoje, abriga eventos que caracterizam o sentimento de pertencimento da população, a ocupação artística naquele espaço e as pessoas que visitam e saem encantadas. Outro saldo positivo é o fomento da economia: os artesãos puderam vender com qualidade o seu produto. E acima de tudo, fizemos uma festa para as famílias. Foi a família da Prefeitura fazendo uma festa com muito carinho para as famílias de Cabedelo”, ressaltou Igobergh.
Com mais de 700 canções, um dos compositores mais populares do sertanejo e do forró e autor de grandes hits da música brasileira, Renno Poeta se apresentou pela 1ª vez no Arraiá de Cabedelo e falou sobre sua experiência no São João da cidade.
“Só tenho de agradecer por essa oportunidade em Cabedelo, pois é um privilégio muito grande poder compartilhar desse momento aqui na cidade, nessa festa de São Pedro. Um evento que já teve muita repercussão, com atrações maravilhosas, uma festa segura e voltada para as famílias. E o nosso show foi repleto de canções que escrevi e que estouraram no Brasil na voz de grandes artistas como Gustavo Lima e Mari Fernandes”, destacou Renno.
Ex-participante do The Voice, A cantora Elayne Tyne também debutou no Arraiá do Litoral. Conhecida entre os nomes do forró, a artista já fez parte das bandas ‘Garota Safada’, ‘Saia Rodada’ e ‘Forró do Muído’. Durante seu show, cantou grandes sucessos e colocou todo mundo para arrastar o pé na Praça.
“Foi uma honra poder estar aqui em Cabedelo, pela primeira vez, no projeto solo. Já estive outras vezes com as bandas que eu fiz parte. Quando eu subi naquele palco foi mostrar um pouco da Elayne Tyne. Graças a Deus, aqui em Cabedelo, eu tenho muitos fãs. E isso é muito gratificante, né? Com certeza esse show vai ficar marcado na minha história, no meu coração e na minha memória para sempre”, comentou Elayne.
Segurança e Tranquilidade – Além do resgate à cultura e às tradições juninas, o Arraiá do Litoral se destacou, por mais um ano, pela segurança e tranquilidade garantidas a quem foi curtir o evento na Praça Getúlio Vargas, no Centro, e nos demais bairros.
Um esquema de segurança e organização foi montado pelas equipes das Secretarias de Segurança e Mobilidade Urbana (Semob), em parceria com a Polícia Militar (PM) e o Corpo de Bombeiros. O capitão Fábio Medeiros, subcomandante da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar de Cabedelo, fez um balanço dos eventos juninos na cidade.
Não houve nenhuma ocorrência que a gente pudesse destacar. Além disso, o aparato de segurança foi muito bem planejado. A Polícia Militar atuou de forma integrada com a Guarda Metropolitana de Cabedelo, com o Corpo de Bombeiro Militar e assim também foi um grande sucesso. Do Renascer , passando por Jacaré, Jardim Manguinhos até aqui na Praça Getúlio os eventos foram muito tranquilos. Nossos índices de ocorrência aqui estão todos abaixo do que a gente esperava, então isso é ótimo. Esperamos que o cidadão cabedelense possa recuperar a espera a sensação de segurança em quaisquer ruas ou bairros”, afirmou o Capitão Fábio.
Comerciantes satisfeitos – Quem também passou bem o São João e o São Pedro em Cabedelo foram os comerciantes, que conseguiram uma bela renda extra nesse período. Organizados em tendas ou na Vila do Cabedelo, eles aproveitaram a festa, dançaram forró, curtiram as bandas e, claro, faturaram muito.
“Superou minhas expectativas, as vendas foram maravilhosas, desde o primeiro dia até o último. Gratidão a toda a organização, ao carinho conosco, de forma geral. Eu acredito que quem quis investir e apostar na qualidade, teve capacidade e ousadia, aí prende seus clientes e consegue sempre vender bem. Tô muito satisfeita”, concluiu Maria de Lourdes, proprietária dat marca Doces D’Lu.
Sem Comentários