Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular com o Sistema Único de Saúde (SUS) mostram que as Úlceras do pé diabético (UPD) são responsáveis por mais de 85% de amputações. Entre janeiro de 2012 e maio de 2023 ocorreram mais de 282 mil cirurgias de amputação de membros inferiores.
O alto número de amputações é indicativo de que é preciso fortalecer as ações de saúde pública, promovendo hábitos saudáveis e acesso a tratamentos adequados. Na Paraíba, o deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) apresentou o projeto de Lei 2.431/24 que institui a Política de Prevenção às Amputações em Pacientes Diabéticos.
A iniciativa tem como objetivo prevenir que a diabetes se agrave e leve o paciente a perder parte do corpo. “A prevenção é o melhor cuidado e a criação de uma política estadual neste sentido pode viabilizar o cuidado que estas pessoas tanto necessitam”, disse.
De acordo com o projeto, a Política de Prevenção às Amputações em Pacientes Diabéticos tem como diretrizes: prevenção de úlceras nos pés em pessoas com diabetes; classificação das úlceras do pé relacionadas ao diabetes; diagnóstico e tratamento da infecção do pé em pessoas com diabetes; diagnóstico e tratamento da doença arterial periférica em pessoas com úlcera do pé e diabetes; Intervenções para melhorar a cicatrização de úlceras nos pés em pessoas com diabetes; e investimento em tratamentos especializados.
Também prevê o desenvolvimento de ações de divulgação para difundir a prevenção e detecção continua de lesões em fase inicial nos pés de pacientes diabéticos que possam levar ao risco de infecções e amputações; estimular por meio de campanhas a necessidade do autoexame dos pés e de realização de exames especializados nas unidades e centros especializados de atenção a saúde visando a detecção do diabetes; e ainda realizar campanha de conscientização anual.
Segundo Jutay, as iniciativas voltadas para a prevenção e detecção do pé diabético deverão ser organizadas juntamente com entidades da sociedade civil organizada de tal forma que as campanhas possam atingir o maior número possível de pessoas.
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