• terça-feira, 15 de outubro de 2024

Conhecidos por adotarem uma postura ideológica, chegando a beirar o radicalismo, os deputados federais Luiz Couto (PT) e Cabo Gilberto (PL) foram ausências notadas no ranking que elege os principais cabeças do Congresso Nacional, em levantamento realizado por meio do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).


A ausência de ambos no levantamento chama a atenção, considerando suas posições ideológicas e o fato de Cabo Gilberto, em seu primeiro mandato, ser o vice-líder da bancada de oposição. Já Luiz Couto, mesmo veterano, se mostra uma decepção, sendo baixo clero não apenas dentro do PT, mas também na Câmara Federal.


Nem Couto nem Gilberto se destacaram na a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações legislativas. Esses atributos são essenciais para caracterizar o protagonismo no processo legislativo.


O ranking, elaborado pelo Congresso em Foco, inclui 100 parlamentares, sendo 69 deputados e 31 senadores. A pesquisa considerou o desempenho parlamentar desde a posse, com destaque para o 1º trimestre de 2024.


A bancada da Paraíba, por outro lado, teve uma representatividade expressiva no ranking, com oito parlamentares entre os “Cabeças” do Congresso: os senadores Daniella Ribeiro (PSD), Efraim Filho (União) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB), e os deputados federais Aguinaldo Ribeiro (PP), Gervásio Maia (PSB), Wellington Roberto (PL), Romero Rodrigues (Podemos) e Hugo Motta (Republicanos).
O estado foi o quarto em quantidade de representantes na lista, e o primeiro no Nordeste, ficando atrás apenas de São Paulo (17), Rio de Janeiro (13) e Minas Gerais (9).

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.