• quarta-feira, 16 de outubro de 2024

A Paraíba conta a partir de agora com a Lei 13.266/24, de autoria do deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos), que cria a Semana Estadual de Conscientização sobre a Doença Celíaca. A Lei tem o objetivo de levar informações e ajudar no diagnóstico precoce da doença autoimune causada pela intolerância ao glúten, provocando dificuldade do organismo de absorver os nutrientes dos alimentos, vitaminas, sais minerais e água.
 
A Semana Estadual será realizada anualmente na terceira semana do mês de maio. De acordo com o deputado, são objetivos da iniciativa: estimular ações educativas de informação e conscientização, realizar debates e outras atividades que divulguem as políticas públicas e ações de cuidado integral às pessoas portadoras da doença.
 
“A Lei também tem a missão de divulgar entidades e empresas com histórico reconhecido de boas práticas no atendimento das necessidades das pessoas portadoras de doença celíaca, além de estimular ações desenvolvidas pela sociedade civil no diagnóstico, tratamento e convivência com a doença celíaca”, explicou Jutay Meneses.
 
Saiba mais – A doença celíaca atinge cerca de dois milhões de brasileiros, sendo que 80% não têm o diagnóstico conhecido e 70% só têm conhecimento após os 20 anos de idade, segundo a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra). Trata-se de uma enfermidade autoimune causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio, e seus derivados.
 
O glúten é uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados, como massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos, cerveja, uísque, vodka e alguns doces. O diagnóstico é feito por exame clínico com médico especialista, que vai analisar os sintomas. Biópsia do intestino, por meio de endoscopia, exames de sangue e/ou dieta restritiva sem glúten também podem ser requeridos pelo médico.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.