No cenário político e cultural, a realização de eventos festivos e shows é comum, especialmente em datas significativas como a comemoração da emancipação política de cidades. Contudo, quando se trata do dispêndio de recursos públicos, a transparência e a equidade nos gastos tornam-se fundamentais. O Blog do Ninja detectou, por exemplo, uma discrepância nos valores pagos por duas prefeituras para a realização do mesmo show do cantor Thiago Freitas, o que levantou questionamentos e gerou polêmica.
Trata-se da cidade de Pedras de Fogo. A gestão se preparou para celebrar sua emancipação política neste final de semana com uma festa que incluirá a apresentação do cantor Thiago Freitas. No entanto, chamou atenção o valor desembolsado para garantir a participação do artista.
VEJA O CONTRATO EM PEDRAS DE FOGO
Enquanto o contrato firmado entre a prefeitura de Juripiranga e o cantor Thiago Freitas foi de R$ 60 mil, o município de Pedras de Fogo surpreendeu ao desembolsar mais que o dobro desse valor, totalizando R$ 150 mil, isso em um intervalo de dois meses de um evento para o outro.
VEJA O CONTRATO EM JURIPIRANGA
Essa discrepância nos valores pagos por prefeituras para o mesmo show levanta diversas questões, sobretudo no que diz respeito à transparência na gestão dos recursos públicos e à utilização adequada dos mesmos. Afinal, qual seria a justificativa para essa disparidade de valores entre dois eventos aparentemente similares?
Além disso, a comparação dos valores gastos torna-se ainda mais relevante quando se considera o contexto econômico e social de cada município.
A sociedade civil e os órgãos de controle devem permanecer vigilantes e cobrar a prestação de contas por parte das autoridades municipais, a fim de garantir uma gestão pública transparente, responsável e comprometida com o bem-estar da comunidade.
Sem Comentários