O psicólogo e ex-vereador de João Pessoa, Bira Pereira, participou do mais recente episódio do NinjaCast, onde abordou temas polêmicos, incluindo sua relação com o ex-governador Ricardo Coutinho e os bastidores do rompimento entre os dois.
Durante a entrevista, Bira foi direto ao falar sobre sua atual postura em relação ao ex-governador.
“Hoje em dia eu não estaria nem na mesma mesa. Foi uma pessoa que foi importante para minha formação política, uma pessoa que acreditou no meu potencial, que foi importante inclusive na minha primeira eleição e que tentou a todo custo derrubar a minha segunda. Então é importante que se diga isso,” afirmou.
Bira detalhou como a relação, que inicialmente foi fundamental para sua carreira política, deteriorou-se ao longo do tempo.
“Evidentemente passou por um processo de distanciamento do ponto de vista de alguns valores que a gente construiu junto. O mandato, de vereador, de deputado, e a própria gestão municipal, principalmente na primeira aqui em João Pessoa, quando realmente se fez uma transformação, um processo democrático, coisas que estavam sempre muito distantes de um processo de participação.”
O rompimento, segundo Bira, foi impulsionado pela mudança nos métodos de gestão adotados por Ricardo Coutinho.
“Todos sabem, ele passou a utilizar métodos não tão republicanos, do ponto de vista de gestão pública, do ponto de vista de condução do processo de governo, que possibilitou diversos rompimentos. Meu rompimento com Ricardo foi decorrente de um grupo grande que já havia sido alijado dos processos de discussão política e de decisão de governo.”
Bira também destacou as divergências éticas e de valores que se tornaram evidentes após Ricardo Coutinho deixar o governo.
“Os passos seguintes, depois que ele saiu do governo, mostraram realmente uma condição diferente de valores, de ética, de relacionamento a uma coisa pública que ele e outras pessoas tiveram.”
Vale lembrar que Ricardo Coutinho foi preso e responde a processos dentro da Operação Calvário, que investigou um dos maiores esquemas de corrupção e desvio de recursos públicos na Paraíba.
Confira:
Sem Comentários