Iniciativa abrange 9 unidades de ensino e atenderá cerca de 150 alunos da rede municipal
A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por intermédio do Setor de Tecnologia Educacional (STE) da Secretaria de Educação (Seduc), promoveu, nessa terça-feira (23), a aula inaugural do Projeto Escola de Robótica e Mecatrônica 2024.
A atividade aconteceu no laboratório de informática do Centro Integrado Educacional Imaculada Conceição e celebrou o reinício da oferta das novas tecnologias a cerca de 150 estudantes das unidades de ensino do Fundamental I e II (do 1° ao 9° ano).
As escolas municipais com alunos contemplados são Agripino José de Morais, Imaculada Conceição, Paulino Siqueira, Plácido de Almeida, Major Adolfo Maia, Marizelda Lira, Maria Pessoa, Rosa Figueiredo e Vereador Pedro Américo.
Em visita à aula inaugural, o secretário de Educação de Cabedelo, Jordan Dornelas, reafirmou o compromisso da atual gestão municipal com o projeto, fornecendo professores especializados e recursos didático-pedagógicos, potencializando, assim, a melhoria dos índices educacionais e contribuindo para elevar o IDEB do município.
“Esse projeto significa muito para Cabedelo, pois reforça o investimento numa cidade tecnológica e referência no Estado da Paraíba. Somos um dos poucos municípios que realmente investem em robótica. E o projeto também faz com que os nossos estudantes ampliem seus horizontes e compreendam que o mundo hoje é tecnológico. Com essa inserção, no futuro, eles poderão ter possibilidades globais no mercado de trabalho. Ficamos muito felizes em fazer parte desse progresso da rede pública de ensino em Cabedelo”, ressaltou o secretário Jordan.
Cerca de 150 alunos participarão das aulas divididas em 4 Pólos (Imaculada, Plácido Rosa Figueiredo e Vereador Pedro Américo), dentro de uma rotina pedagógica de sala de aula, com propostas de atividades ligadas à Robótica e seus subtemas, com o intuito de promover maior inclusão digital e tecnológica. Eles também serão preparados, em equipes, para participarem de competições, como a OBR 2024 (Olimpíada Brasileira de Robótica), TJR (Torneio Juvenil de Robótica) e o TMR (Torneio Municipal de Robótica).
“Estamos priorizando a escola de tempo integral e vamos preparar equipes para participarem dos torneios representando nosso município. Além do interesse nessas competições, percebemos que os alunos se entusiasmam quando lidam com programação, pois eles ficam muito concentrados e, ao longo dos anos, também percebemos que se envolvem com robótica, alcançando excelentes resultados em processos seletivos”, afirmou a coordenadora do STE, Vanusa Valério.
A metodologia do projeto busca ofertar oficinas e implementar na rotina pedagógica de sala de aula, propostas de atividades ligadas à Robótica e seus subtemas, com o intuito de promover maior inclusão digital e tecnológica. Professores do quadro municipal se especializaram e agora estão aptos para prepararem os alunos.
“Nós recebemos o convite para nos tornarmos professores de robótica e fomos conduzidos a uma formação preparatória, visando o domínio do conteúdo para poder ministrar essas aulas. Para isso, tivemos acesso a todo material didático e a parte do programa computacional que será utilizada com os alunos, como o manuseio dos equipamentos e dos robôs. Para alguns alunos será algo muito lúdico e, ao mesmo tempo, gigantesco, fazendo uma diferença enorme. É uma perspectiva fantástica, principalmente porque eles estão aprendendo a manusear uma tecnologia que muitos deles não têm acesso em casa. Temos a certeza de que vai ser um ganho enorme na vida estudantil deles, principalmente a longo prazo”, concluiu uma das professoras de robótica Rayssa Ribeiro.
Sem Comentários