• quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Ney Suassuna, ex-senador e empresário, sofreu outra derrota em suas aspirações acadêmicas ao perder para a historiadora Lilia Schwarcz, que ocupará a 9ª cadeira da Academia Brasileira de Letras.

Schwarcz obteve 24 votos, enquanto Edgard Telles Ribeiro recebeu 12, com duas abstenções. Esta é mais uma derrota para Ney que em outubro de 2023, viu a escolha de seu então concorrente, Ailton Krenak, para a cadeira anteriormente ocupada pelo historiador José Murilo de Carvalho (1939-2023).

Lilia Schwarcz, renomada historiadora e antropóloga, é reconhecida por suas contribuições acadêmicas e ocupará a vaga deixada pelo falecimento do historiador Alberto da Costa e Silva. Com mais de 30 livros publicados e distinções como a Comenda do Mérito Científico, Schwarcz é a quinta mulher a integrar a atual composição da ABL. O presidente da ABL, Merval Pereira, destacou a importância da representatividade feminina na academia e anunciou que Schwarcz liderará um projeto de iconografia de Machado de Assis. Arnaldo Niskier observou que a academia perdeu um grande historiador, Alberto da Costa e Silva, e ganhou uma nova, Lilia Schwarcz.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.