A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira (13), o projeto de lei de autoria da deputada estadual Dra. Jane Panta (PP), que cria o Dia Estadual de Luta e Combate ao HIV.
De acordo com o projeto, a data será comemorada anualmente no dia 1º de dezembro em todo o estado da Paraíba. O PL prevê que o Poder Executivo, com a colaboração da Assembleia Legislativa, da Secretaria de Saúde e das entidades de defesa dos direitos das pessoas que convivem com HIV, promova atividades alusivas a data.
Em sua justificativa, Dra. Jane destacou a importância do “dezembro vermelho”, que é o mês destinado à conscientização e prevenção ao HIV e outras infecções sexualmente transmissíeveis. Porém, ela ressaltou que o preconceito com as pessoas portadoras do vírus ainda é muito comum.
“Apesar de tantos estudos e divulgação sobre o tema, ainda contamos com muitos
estigamas que só atrasam e atrapalham o tratamento e acolhimento de pessoas portadoras do vírus ou que desenvolveram Aids”, pontuou. E prosseguiu:
“Hoje em dia contamos com tratamentos eficientes capazes de reduzir a carga viral e
proporcionar uma vida sem transtorno aos portadores do vírus. Campanhas educativas e de conscientização poderão promover mais atenção e cuidado para não contágio, certeza que tratamentos são eficazes no controle dos sintomas e claro, abordagem do tema com mais leveza e menos preconceitos ou travas”, finalizou.
Aprovado pela Assembleia, o projeto agora aguarda a sanção do governador João Azevêdo.
Sem Comentários