A presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão, destacou em entrevista à CBN Paraíba, nesta segunda-feira (26), os desafios trazidos pelo uso da inteligência artificial nas eleições municipais deste ano. Segundo ela, a capacidade dessa tecnologia de simular vozes e situações complexas representa um grande desafio para a integridade do processo eleitoral.
Para Fátima Bezerra, embora a inteligência artificial possa ser benéfica quando aplicada para o progresso, nas eleições pode ser utilizada de maneira antiética, disseminando informações falsas e prejudicando a verdade. Ela reconheceu que a Justiça Eleitoral da Paraíba ainda não dispõe de mecanismos para identificar notícias falsas, mas destacou a parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Polícia Federal (PF) para lidar com essa questão.
“A Polícia Federal será um órgão importantíssimo, porque eles dispõe de equipamentos que nos permitem identificar as fake news“, explicou.
A desembargadora também fez um balanço de sua gestão no TRE-PB, destacando avanços no combate à fraude de gênero e na inclusão de pessoas com necessidades especiais no processo eleitoral, incluindo a campanha pelo uso do nome social. Bezerra encerra seu segundo biênio como presidente do tribunal em março, passando o cargo para a desembargadora Agamenildes Dias.
Sem Comentários