Na manhã desta quinta-feira, 9, a Polícia Federal na Paraíba deflagrou a “Operação Pá de Cal” com o objetivo de combater a extração e comercialização ilegal de caulim no município de Assunção/PB.
A ação envolveu 16 Policiais Federais e resultou no cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara Federal no Estado da Paraíba.
A investigação teve início após denúncias de crime, e ao longo do processo foram reunidos indícios que apontam para a prática ilegal de extração e beneficiamento de caulim.
O nome da operação reflete a intenção de interromper a atividade ilícita, lançando uma “pá de cal” sobre os envolvidos.
Os investigados enfrentarão acusações de extração/exploração ilegal de areia e associação criminosa, conforme previsto nos artigos 55 da Lei 9.605/98, 2º da Lei 8.176/91 e art. 288 do Código Penal, respectivamente.
O caulim, mineral utilizado em diversos setores industriais, destaca-se na produção de papel, materiais refratários, tintas, borracha, cerâmica, fibra de vidro, cimento, cosméticos e defensivos agrícolas. A operação visa assegurar que a extração ilegal seja interrompida e a regularidade no setor seja preservada.
Sem Comentários