Alunos da municipal de Cabedelo conquistaram os primeiros lugares na etapa estadual do concurso Prêmio MPT na Escola 2023, organizado pelo Ministério Público do Trabalho.
Os premiados, representantes de 04 escolas municipais, obtiveram as primeiras colocações nas categorias de Conto, Musica, Poesia e Desenho, com trabalhos desenvolvidos sobre o tema “A escola no combate ao trabalho infantil”.
A premiação faz parte do projeto “Resgate à Infância”, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho em todo o País, e tem como objetivo fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização, prevenção ao trabalho infantil e proteção ao adolescente trabalhador.
A solenidade de premiação aconteceu nesta quarta-feira (04), no auditório do Senac em João Pessoa, e contou com a presença da secretária de Educação de Cabedelo, Priscilla Rezende, acompanhado do secretário adjunto Jordan Dornelas, do professor Gilbert Monte – coordenador municipal do Projeto em Cabedelo – além de toda comitiva de alunos, professores e gestores que participaram da solenidade.
“Mais um ano, uma nova edição e estamos aqui sendo premiados neste concorrido concurso. Tivemos a grata felicidade de inscrever 9 escolas e de ter 5 alunos selecionados entre os melhores. É um momento de muita felicidade ver os trabalhos dos nossos professores e alunos sendo reconhecidos em nível estadual. A temática do combate ao trabalho infantil é muito importante e, com certeza, uma mensagem foi deixada a todos que participaram, ficando ainda mais marcante naqueles que foram premiados. É essencial acreditar no nível e na capacidade intelectual dos nossos alunos, que colocam Cabedelo como destaque no âmbito educacional mais uma vez”, destacou a secretária de Educação, Priscilla.
A competição se desenrola por etapas, a partir dos municípios, e tem como proposta mobilizar, incentivar a produção cultural e, ao final, premiar e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por estudantes, assim como reconhecer a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenção à violação dos direitos de crianças e adolescentes.
Os alunos cabedelenses conseguiram a 1ª colocação nas categorias de Melhor Conto e Música; a 2ª, na categoria Desenho; e dois 3º lugares, com Poesia e Conto. Os primeiros lugares de cada categoria vão representar a Paraíba na Etapa Nacional.
A seleção dos trabalhos vencedores foi realizada por uma comissão julgadora composta por uma adolescente e por representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, da Justiça do Trabalho e do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.
“A nossa palavra hoje é de gratidão. Gostaria de agradecer a todos que participaram, colaboraram e aos que foram solícitos com a realização do MPT na Escola neste ano. Nós pudemos trabalhar a prevenção de uma das violações dos direitos humanos, que é o Trabalho Infantil, haja vista que o nosso país já repactuou – junto a ONU – o compromisso de erradicar de seu território toda e qualquer forma de trabalho infantil até o ano de 2025. Levamos essa temática da aprendizagem profissional para dentro das escolas para que os alunos pudessem desenvolver a sua consciência crítica e cidadã, e também para que eles pudessem revelar os seus talentos”, ressaltou a procuradora do trabalho Maria Edilene Lins Felizardo , coordenadora do MPT na Escola na Paraíba.
Doze municípios paraibanos participaram da etapa estadual e o Cabedelo teve os seguintes alunos premiados com as suas respectivas colocações, categorias, séries e unidades escolares:
1º LUGAR – MELHOR CONTO – GRUPO II CABEDELO Aluno: Miguel Pereira da Silva (7º ano) Escola: Maria Pessoa Cavalcanti;
1º LUGAR – MELHOR MÚSICA – GRUPO II CABEDELO Aluno: José Gabriel dos Santos Oliveira (6º ano) Escola: E. M. E. F. Paulino Siqueira;
2º LUGAR – DESENHO – GRUPO II CABEDELO Aluno: Robson José da Silva Santos (7º ano) Escola: EMEF Paulino Siqueira;
3º LUGAR -POESIA – GRUPO II CABEDELO Aluno: Kevin Ghael Alves de Lima (7º ano) Escola: Major Adolfo Maia;
3º LUGAR – CONTO – GRUPO I CABEDELO Aluna: Ana Maria Leandro Xavier (4º ano) Escola Silvana Oliveira Pontes.
Além de certificados, camisas, troféus de participação e kits escolares (com materiais do MPT na Escola) todos os alunos que ficaram em primeiro lugar receberam notebooks; os que ficaram em segundo receberam tablets; e os que ficaram em terceiro receberam caixinhas de som. Os professores orientadores e os coordenadores escolares também receberam certificados e premiações, como fones de ouvidos e assistentes virtuais.
Satisfeitos, os alunos expressaram sua alegria após a cerimônia de premiação.
“Foi muito legal, muito bom participar. E assim como eu quis passar a mensagem na música, fica o aprendizado pra vida: devemos estudar sempre pra depois pensar em trabalhar”, afirmou José Gabriel, adolescente morador do bairro de Camalaú e autor da música ‘Jovem Aprendiz’, vencedora no grupo II.
“A experiência foi muito boa. Só fiquei nervoso na hora da premiação. Meu conto é inspirado na história de um garoto que eu vi na ficção, mas que eu adaptei. Estou muito satisfeito com a premiação e com todo apoio que eu recebi na escola”, concluiu o adolescente Miguel Pereira, morador do Jardim Jericó e estudante da escola Maria Pessoa.
Sem Comentários