Você já ouviu falar em ensino que dialoga com a realidade local? Pois bem, a Paraíba está dando um grande passo nessa direção, através de um projeto do deputado estadual Michel Henrique (Republicanos), aprovado nesta quarta-feira (13) por unanimidade na Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa.
Essa proposta educacional visa se conectar mais ao dia a dia dos alunos, especialmente aqueles que vivem nas regiões do semiárido paraibano. A ideia é que, além das matérias tradicionais, temas como agricultura familiar, convivência com o semiárido e valorização da cultura local, passem a fazer parte do currículo escolar.
“Afinal, por que não aproveitar o cenário local, tão rico e diverso, para tornar o aprendizado mais relevante? Dados oficiais mostram que 84% dos municípios da Paraíba estão no semiárido. Os desafios da região, como a estiagem, são realidade para muitos estudantes que precisam conhecer e saber mais sobre o local onde vivem”, disse o deputado.
A proposta também ressalta a importância do respeito às diferenças, valorização da cultura e participação das famílias na construção do aprendizado. Assim, a escola se torna um espaço ainda mais inclusivo e participativo.
A ideia de um ensino contextualizado não é exatamente nova. O Piauí, por exemplo, já tem uma abordagem semelhante que vem dando certo. O que a Paraíba deverá fazer, após a aprovação desse projeto de lei, é se inspirar e adaptar à sua realidade.
O projeto foi aprovado na comissão e seguirá para votação em plenário. Contudo, ainda há um caminho a ser percorrido para que ela se torne realidade em todas as escolas. O certo é que essa nova abordagem promete trazer um ensino mais próximo, dinâmico e conectado à vida dos alunos.
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