O vereador Marmuthe Cavalcanti (Republicanos), solicitou à Prefeitura de João Pessoa, através do Requerimento 8.239/2023, a criação de um hospital geriátrico, ou seja, a construção do Hospital da Pessoa Idosa na capital paraibana. A matéria já foi aprovada pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) e encaminhada para o prefeito Cícero Lucena, e para o secretário Municipal de Saúde, Luis Ferreira Filho.
É consabido que a população brasileira está envelhecendo, devido ao aumento da expectativa de vida e aos avanços que a Medicina e o Sistema de Saúde vêm conquistando e oferecendo. Neste contexto, a solicitação do vereador Marmuthe tem por finalidade atender e garantir os direitos das pessoas idosas, previstos na Constituição Federal de 1988 e no Estatuto do Idoso, no que diz respeito aos serviços de saúde, com foco na humanização, excelência no atendimento, e segurança dos pacientes.
“Cuidar da Saúde das pessoas é prioridade! Por isso, o Requerimento 8.239/2023, de nossa autoria, que solicita a construção de um Hospital da Pessoa Idosa em João Pessoa, se faz tão importante. É assim que se trabalha pelas pessoas que mais precisam da nossa atenção, cuidando de quem já fez tanto por nós e pela nossa história. Contar com um hospital especializado em geriatria será fundamental para nossa cidade, elevando ainda mais a qualidade de vida e longevidade dos pessoenses”, justificou Marmuthe.
De acordo com o Estatuto do Idoso (Lei Federal 10.741/2003), o Estado Brasileiro deve oferecer atenção integral à saúde do idoso, através do Sistema Único de Saúde (SUS), visando garantir o “acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos”.
Na Câmara de João Pessoa, o mandato do vereador Marmuthe vem propondo diversas ações para melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas. Além da criação do hospital geriátrico, o parlamentar também pediu a construção de um Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso, em Mangabeira (Requerimento 6.041/2013); e a construção de novos Centros da Pessoa Idosa em João Pessoa, principalmente nos bairros mais carentes da cidade (Requerimentos 5.477/2013; 4.238/2013; e 4.237/2013); entre outras iniciativas.
“A construção de um Hospital Geriátrico em João Pessoa se apresenta como um importante instrumento de acesso à saúde de qualidade e especializada para as pessoas idosas, sobretudo no que diz respeito à defesa e garantia dos seus direitos. Por isso, temos dialogado com o Executivo Municipal para atender, o quanto antes, o pleito deste segmento tão importante – e ao mesmo tempo tão vulnerável – que precisa de mais apoio e cuidado do Poder Público e dos serviços de saúde”, finalizou o vereador Marmuthe.
Sem Comentários