O vereador de João Pessoa Guga Oliveira (Patriotas), principal voz na defesa dos animais no estado da Paraíba, comentou nesta quinta (06) sobre a revogação da ordem de abate a animais de grande porte na cidade de Lucena.
O prefeito Léo Bandeira, por meio do decreto 987/23, determinou que os animais abandonados em vias públicas devem ser abatidos caso não procurados por seus donos. O caso repercutiu e o Ministério Público da Paraíba (MPPB), determinou que a decisão tomada pela Prefeitura de Lucena vai contra a Constituição Federal, a qual “impõe ao poder público o dever de proteção da fauna e da flora e proíbe práticas que submetam os animais à crueldade”.
Além de concordar que a prática é cruel, o vereador Guga disse que o abate dos animais não resolve o problema dos animais soltos: “Uma vaca, um jumento, esses animais de grande porte não nascem na rua. Não se reproduzem assim. Eles tem donos que preferem deixar eles soltos. A prefeitura parece acreditar que o extermínio desses animais vai resolver o problema de falta de responsabilidade ou mesmo falta de estrutura dos tutores. Os donos vão continuar permitindo que os animais fiquem nas vias públicas. O que precisamos é fiscalização e um trabalho sério de conscientização da população. O caminho mais fácil não é a morte”.
O vereador atua diariamente em casos de maus-tratos contra animais e defende que toda a sociedade é responsável pelo bem estar animal: “Todos os dias recebemos denúncias abandono, até de tortura. A sociedade precisa também atuar como fiscalizadora, identificar quem abandona seus animais e cobrar responsabilidade de quem é de direito”.
Sem Comentários