Depois do MDB, agora quem também deve ser contemplado com cargos no Lula III na Paraíba é o Republicanos. Segundo informações de bastidores, nos próximos dias, o deputado paraibano Hugo Motta, que é o líder do Republicanos na Câmara Federal, terá uma conversa com o presidente Lula para discutir a relação com o partido e acertar os novos espaços que a legenda deverá ocupar no governo federal. A data do encontro e o local ainda não foram divulgados.
Ainda em abril desse ano, no entanto, a mídia nacional apontava que o paraibano estaria tentando indicar um afilhado político para o comando da superintendência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) na Paraíba. O cargo nem existe, ainda será criado pelo governo.
Hugo Motta, cuja mulher, Luana Medeiros Motta, é assessora na Codevasf, diz que o partido vai agir de forma colaborativa.
“Não há condicionamento nem troca de espaço por apoio, mas, quando o governo valoriza um parlamentar, isso vem”, disse Hugo Motta”, disse Hugo à época.
Sobre o tema, o próprio Lula, ao falar em terceira pessoa, explicou como deve tocar as negociações. “O Lula não conversa com o centrão. O Lula conversa com os partidos políticos individualmente. Eu posso conversar com o PP, posso conversar com o União Brasil, com os partidos que são da base, mas eu não reúno o centrão. O centrão não existe. O centrão é um ajuntamento de um grupo de partidos em determinadas situações”, afirmou.
O chefe do Executivo afirmou ainda que caberá a ele escolher quais pastas incluirá na negociação para atrair novos partidos para a base do governo. “Não é o partido que quer vir para o governo que escolhe o ministério. Quem escolhe o ministério é o presidente da República. Quem indica o ministério é o presidente da República, quem oferece o ministério é o presidente da República. E eu acho plenamente possível. Vamos discutir isso nos próximos dias, não estou preocupado, ainda não fiz nenhuma conversa com ninguém”, emendou.
Sem Comentários