Embalados pela eleição e aprovação dos primeiros meses do Governo Lula, o Partido dos Trabalhadores na Paraíba começa a e articular para usufruir desse prestígio nas eleições de 2024, tanto é que – mesmo sem combinar com a federação formada por PCdoB/PV e PT – projeta disputar as cinco principais prefeituras da região metropolitana de João Pesssoa, nela compreendidas João Pessoa, Santa Rita, Bayeux, Conde e Cabedelo.
Para a cidade de João Pessoa, a disputa ficaria entre os deputados Luciano Cartaxo e Cida Ramos, já para Santa Rita o nome ungido, inclusive já deliberado pela federação PcdoB/PT e PV é o do ex-governador Ricardo Coutinho.
Em Cabedelo a disputa ficaria a cargo da deputada Cida Ramos, caso ela não fosse a escolhida para concorrer na Capital. No Conde, a bola da vez estaria com a ex-prefeita Márcia Lucena, que geriu a cidade de 2016 a 2020. Por fim, em Bayeux, a ‘arma’ do partido seria o vereador Jefferson Kita.
A estratégia é ampliar a participação da sigla nos municípios a fim de se fortalecer para o pleito de 2026. O ex-presidente Lula já adiantou que não projeta um quarto mandato, mas tem ressaltado que é importante unir uma base forte para respaldar o nome do futuro sucesso e a estratégia passa, sobretudo, pelos municípios.
Resta saber se os nomes do PT no estado têm cacife para emplacar uma prefeitura. Atualmente, dos 223 municípios na Paraíba, apenas um é governado pelo partido.
Sem Comentários