A 3ª CIBM, sediada na cidade de Mamanguape, realizou nesta quarta-feira (7) mais uma reunião com membros da gestão municipal para apresentação do Plano de Contingência do município para períodos de chuvas em 2023/2024. Agendada pelo comando da 3ª CIBM, a pauta teve como intuito discutir a responsabilidade de cada órgão nas ações elencadas no plano de contingência.
Participaram do encontro a prefeita Eunice Pessoa e os secretários de Defesa Civil (Alex Figueiredo), Meio Ambiente (Gibram Feitosa), Educação (Max Lopes), Chefia de Gabinete (Edna Gonçalves) e a superintendente da SMTT (Fátima Laurindo), além de representação das Secretarias de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Saúde, Assistência Social e da Guarda Civil Metropolitana.
A prefeita Eunice falou da necessidade de trabalhar com medidas preventivas, haja vista a proximidade do período chuvoso no município. “Eu ainda sou do tempo da máxima de que prevenir é melhor que remediar, embora não seja possível evitar a ocorrência de desastres naturais, é muito importante estarmos preparados para lidar com eles”, disse a prefeita.
O secretário de Defesa Civil, Alex Figueiredo, destacou a parceria com as outras secretarias e, principalmente, com o Corpo de Bombeiros. “A parceria com a 3ª CIBM tem sido fundamental para a construção do nosso plano de contingência, fazendo com que o município saia na frente e hoje esteja pronto para enfrentar qualquer adversidade que venha surgir em decorrência das chuvas”, disse Alex.
A comandante da 3ª CIBM, capitã Bruna falou sobre o trabalho que o Corpo de Bombeiros vem realizando para implementação de medidas preventivas na cidade e região. “O trabalho de prevenção é de suma importância e nessa ação de defesa civil a gente vem trabalhando junto com as secretarias dos municípios do Vale do Mamanguape no desenvolvimento do plano, procurando saber quais são as áreas de risco, dentre tantas outras frentes”.s
A sub-comandante capitã Jinarla descreveu a importância do plano e o que ele representa quando surge uma emergência. “Na hora de um desastre de um desastre, coisas simples como um plano de chamada, saber quem vai acionar, quais recursos materiais, qual é a equipe que vai tá de prontidão, que vai tá atuando naquele momento, são itens essenciais”.
Sem Comentários