A Prefeitura de Santa Rita lança nesta quarta-feira, dia 3, o programa Acelera Exames, ampliando o acesso dos santa-ritenses a exames e consultas especializadas. A primeira semana do novo programa será dedicada às demandas de exames por imagem, a exemplo de tomografias e raio-x.
“Estamos realizando um esforço concentrado para zerar as demandas reprimidas durante a pandemia, acelerando o acesso da população a exames”, explicou o prefeito Emerson Panta.
O diretor da Regulação da Secretaria de Saúde Municipal, Paulo Cunha, antecipou que equipes e serviços foram dinamizados. E cita como exemplo as autorizações para realização de tomografias – que saíram do patamar de 1.500, realizadas ano passado, para 5.200 este ano.
“Mais que triplicamos o serviço, atendendo toda a demanda existente e ainda garantindo acesso mais rápido a novos pacientes”, declarou Paulo Cunha.
Ele explicou que a Saúde Municipal fez diagnóstico das demandas, que foram acumuladas durante a pandemia, e definiu as linhas do programa para agilizar os atendimentos, tendo sempre um foco por semana.
Os serviços de raio-x passarão a ter demanda livre. Ou seja: o paciente já sairá do consultório médico com a autorização do exame. O paciente precisa da guia médica, documentos pessoais e comprovante de residência atualizado. O exame é feito no centro de imagem do hospital Flávio Ribeiro Coutinho, de segunda a sexta, das 8h às 14h.
Já os exames de tomografia estarão acessíveis aos pacientes que já foram regulados e agendados previamente.
Na próxima semana, o Acelera Exames será dedicado aos exames de ultrassonografia e endoscopia.
Paulo Cunha ainda antecipou que na sequência o programa focará na saúde da mulher, ampliando o time de profissionais de saúde e o volume de autorizações de exames ginecológicos.
Já está programada, também, a semana de foco nos problemas de saúde da visão, dinamizados consultas e procedimentos.
Além do programa Acelera Exames, o projeto Mais Saúde e o Doutor Tá Aqui, que funcionam junto com a Carreta da Saúde, está levando atendimento às comunidades, com consultas pediátricas, cardiológicas, ginecológicas e exames.
Sem Comentários