• terça-feira, 15 de outubro de 2024

O prefeito Cícero Lucena (PP) foi um dos imunizados, neste sábado (6), no Dia D de Multivacinação, em João Pessoa. Ele acompanhou a aplicação das primeiras doses na ação promovida pela Rede Municipal de Saúde de João Pessoa. Além de ofertar as vacinas contra Covid-19 e Influenza, esta última tomada pelo prefeito, também estarão disponíveis todos os imunizantes contemplados no Programa Nacional de Imunização (PNI). A ação teve início às 8h e se estende até 22h em diversos serviços de saúde do Município.

“João Pessoa foi referência nacional na aplicação da vacina da Covid-19 e queremos continuar alcançando as metas em todos os imunizantes. É importante que a população procure nossa Rede, atualize seu cartão e possa assim ter uma vida mais saudável e mais segura”, afirmou o prefeito. Cícero esteve primeiro na USF Matinha I, em Jaguaribe, de onde seguiu para a Policlínica de Mangabeira, onde ele mesmo foi imunizado contra a Influenza.

Os serviços estão disponíveis à população nas Unidades de Saúde da Família (USFs) das 8h às 12h; Policlínicas Municipais, das 8h às 12h, e o ponto fixo localizado no Mangabeira Shopping, criado estrategicamente para garantir a assistência, estará funcionado com os acessos para pedestres e drive-thru no período das 13h às 22h. Haverá também uma equipe no Santuário Mãe Rainha, no bairro Aeroclube, promovendo vacinação das 13h às 21h.

O Centro Municipal de Imunização, localizado no bairro da Torre, funciona no período das 8h às 12h, exclusivamente para vacinação antirrábica humana e a vacina dT (difteria e tétano) para pessoas que tiveram alguma exposição para doença, com alguns tipos de acidentes com perfurocortantes, e no caso da antirrábica para pessoas que foram mordidas por cães e gatos não vacinados ou, ainda, por morcegos.

Quem pode se vacinar

As vacinas contra Covid-19 estão disponíveis para crianças a partir de seis meses de idade. A Pfizer Bivalente segue apenas para população acima de 18 anos de idades e pessoas imunocomprometidas, com deficiência permanente e comorbidades acima de 12 anos. Nestes casos é necessário apresentar documentos comprobatórios, que precisará ficar uma via retida no local no momento da vacinação.

Estão aptos para receber o imunizante da Pfizer Bivalente os usuários que tenham recebido ao menos duas doses de vacinas monovalentes como esquema primário. O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes: a partir de 4 meses da última dose de reforço monovalente ou última dose do esquema primário.

Para Influenza, a campanha nacional segue apenas para indivíduos que façam parte do grupo prioritário: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores da saúde; gestantes, puérperas, professores do ensino básico e superior, povos indígenas, idosos com idade superior a 60 anos; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade com mais de 18 anos de idade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.