Maior partido do Senado, com 16 integrantes (dos 81 senadores), o PSD comandará a Comissão Mista de Orçamento (CMO) e quatro das 14 comissões de mérito da Casa. O acerto foi feito nessa quarta-feira (8), em reunião da bancada, e confirmado ao Valor pelo líder da sigla, senador Otto Alencar (BA).
Com isso, resolve-se a discordância entre o PSD e o MDB na divisão das comissões. Em princípio, pelo cálculo da proporcionalidade, o MDB teria direito a ficar no comando de três colegiados.
Mas o PSD queria incluir na conta de três presidências do MDB a CMO, o que o partido discordava. Além disso, o MDB queria estar à frente da Comissão de Infraestrutura (CI), que é muito cobiçada por todos os partidos.
O MDB abre mão da CMO e terá a presidência das comissões de Relações Exteriores (CRE), com Renan Calheiros (MDB-AL); do Desenvolvimento Regional e Turismo, com Marcelo Castro (MDB-PI); e a Comissão de Infraestrutura (CI), que ficará com Confúcio Moura (MDB-RO).
Já o PSD indicará a senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) para a presidência da Comissão Mista de Orçamento (CMO), por onde passam a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o orçamento federal, o plano plurianual e projetos de crédito extraordinário.
E também das comissões de Assuntos Econômicos (CAE), com Vanderlan Cardoso (PSD-GO); de Transparência, Fiscalização e Controle (CTFC), com Omar Aziz (PSD-AM); Comissão Senado do Futuro, que abarcará discussões sobre a proteção da democracia, após os ataques de 8 de janeiro, que será presidida por Eliziane Gama (PSD-MA); e a de Segurança Pública (CSP), cujo nome ainda será definido.
Informações do Valor Econômico. Matéria completa no link: https://valor.globo.com/politica/noticia/2023/03/08/psd-e-mdb-se-acertam-no-senado-e-daniella-ribeiro-sera-presidente-da-comissao-mista-de-orcamento.ghtml
Sem Comentários