• quarta-feira, 11 de setembro de 2024

O deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) foi homenageado na segunda-feira (6), em Brasília, pela Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e da Aquicultura (CBPA) pela atuação em defesa da categoria e do setor pesqueiro no país. Durante solenidade, o deputado paraibano recebeu a Comenda “Dr. José Ubirajara de Souza Coelho Timm”.

“Essa homenagem é motivo de muito orgulho e significativa para os pescadores e demais trabalhadores da pesca no país, por representar o reconhecimento àqueles que desenvolvem ações concretas para o segmento. Eu me sinto muito grato e reforço o nosso compromisso de continuar o trabalho em defesa da pesca e da aquicultura”, destacou Jutay.

A concessão da Comenda foi uma decisão unânime da Assembleia Geral Extraordinária da CBPA. Ele foi escolhido como homenageado pelo relevante serviço prestado na área. A premiação reconhece as personalidades que, por meio dos seus conhecimentos em sua vida pessoal, política e profissional, contribuem para o desenvolvimento sustentável da sociedade e da cadeia produtiva da pesca e aquicultura do Brasil.

Atuação – O deputado Jutay Meneses está em seu quarto mandato e, desde o primeiro ano de atuação na Assembleia Legislativa da Paraíba, trabalha em defesa do segmento da pesca e da agricultura

O parlamentar é autor de iniciativas importantes, como a que assegurara isenção de IPVA e demais taxas do Detran para motocicletas de até 200 cilindradas para pescadores. Outra lei do deputado é que institui o Dia Estadual da Aquicultura, comemorado no dia 29 de junho, anualmente. Além da Semana Estadual da Pesca, que é celebrado em dias próximos ao Dia Estadual da Aquicultura.

Em tramitação – Entre outras ações em defesa do setor, estão ainda dois Projetos de Lei que estão tramitando na Assembleia Legislativa. O PL 2.393/21 cria a política pública de inexigibilidade do pagamento do IPVA dos veículos automotores dos pescadores, dos trabalhadores na agricultura familiar e dos aposentados por invalidez, com idade igual ou superior a 65 anos, em casos de furto, roubo ou em decorrência de dano parcial ou total causado por incêndio, enchente ou inundação, quando ocorridos no território paraibano.

O segundo é o 2.432/2021 que visa reconhecer o caráter essencial da atividade pesqueira artesanal no Estado da Paraíba. O parlamentar acredita que a pesca artesanal é uma atividade que apresenta grande importância e é exercida por produtores autônomos, que utilizam técnicas tradicionais de pesca e pequenas embarcações, mas que asseguram o sustento de muitas famílias paraibanas.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.