O deputado federal cabo Gilberto Silva (PL) entrou na polêmica sobre a possibilidade de mudança de nome da Capital da Paraíba, que hoje se chama João Pessoa, e não apenas endossou a proposta, como também defendeu que essa mudança seja extensiva à bandeira da Paraíba.
Segundo o parlamentar, o debate é democrático, por isso é a favor da mudança. Para ele, tanto o nome antigo, quanto a bandeira antiga devem ser resgatadas.
“Nossa capital deveria ter o nome de antes de 1930, como também nossa bandeira, deveria ser a de antes de 1930. Bem mais bonita e mais elegante, no meu entendimento. Nada mais democrático que ouvir a população da capital paraibana, bem como do estado, sobre a mudança do nome da capital, com a volta da antiga bandeira do Estado da Paraíba”, argumentou.
Entenda o caso
O advogado Raoni Vita protocolou nessa quarta-feira (22) requerimento no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) para realização de plebiscito para consultar a população sobre uma possível mudança no nome da Capital, João Pessoa.
“Durante os estudos que fiz para o mestrado, eu percebi que aqui na Paraíba nós temos na Constituição Estadual que o TRE-PB realizará consulta plebiscitária afim de saber do povo de João Pessoa qual o nome de sua preferência para esta cidade. Esse dispositivo constitucional nunca foi implementado na prática”, explicou o advogado.
Ela afirma que seu pedido tem enfoque jurídico, diferente das abordagens anteriores, que tinham foco político. “Ingressei com uma ação de mandado de injunção. Requeremos que o TRE edite uma instrução para convocar esse plebiscito para ser realizado no próximo ano”, disse, acrescentando que o plebiscito deve ocorrer no mesmo dia das eleições, em 6 de outubro.
Sem Comentários