O primeiro debate entre todos os candidatos ao Governo da Paraíba no Sistema Arapuan foi marcado por provocações, mas também por propostas. A programação conta a mediação do jornalista e apresentador Luís Tôrres.
Reveja
Algumas nuances
No primeiro bloco o clima foi marcado por provocações, mas também por propostas. O alvo principal foi o governador João Azevêdo (PSB), que em sua fala inicial já previa estar na mira dos adversários por ser o atual governador e candidato à reeleição.
JOÃO X PEDRO
Inicialmente os candidatos ao Governo do Estado, João Azevêdo (PSB) e Pedro Cunha Lima (PSDB) debateram e apresentaram propostas para resolver a crise hídrica no Estado. João Azevêdo destacou os investimentos da ordem de R$ 800 milhões na construção das adutoras do Curimataú, Cariri e Brejo.
O candidato Pedro Cunha lamentou a lentidão nas obras e disse que, se for eleito governador, vá dá um ritmo acelerado a a todas obras hídricas do Estado. O candidato disse ainda a empresa responsável pelas obras hídricas desistiu por falta de pagamento.
João Azevêdo rebateu a denúncia e disse que uma nova licitação foi abertas as obras continuam em andamento.
JOÃO X ADJANY SIMPLÍCIO
A candidata ao Governo do Estado pelo PSOL, Adjany Simplício (PSOL), criticou o modelo previdenciário adotado pelo atual governador e candidato a reeleição, João Azevêdo (PSB). Segundo ela, o atual chefe do Executivo paraibano segue o modelo adotado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).
Na réplica, João Azevêdo rebateu a crítica e deixou claro que existem pautas que se conciliam, mesmo vindo do Governo Federal, porém, ele não entrará em extremismo político e fará as reformas que o Estado necessita para equilibrar suas contas.
PEDRO X NILVAN
O tema segurança foi alvo de um embate entre os candidatos Pedro Cunha Lima (PSDB) e Nilvan Ferreira (PL). Questionado por Pedro Cunha Lima sobre os planos para a área, Nilvan prometeu tirar a segurança do caos instalado pelo então governador Ricardo Coutinho e para isso, segundo ele, será necessário cuidar do policial. Ele garantiu resolver a questão da paridade dos policiais e anunciou estudos para pagar a bolsa desempenho já em 2023.
Por sua vez, Pedro Cunha Lima disse considerar a segurança como um dos maiores desafios de qualquer governante e lamentou o fato de a Paraíba ter perdido a marca de ser um estado tranquilo. Segundo ele, o efetivo policial vem diminuindo ao longo dos anos.
NILVAN X VENEZIANO
O pré-candidato ao Governo do Estado pelo PL, Nilvan Ferreira, questionou o também candidato Veneziano Vital do Rêgo (MDB) sobre projetos na área de tecnologia, ao apontar projetos do Governo Federal que serão replicados em toda a Paraíba.
Em reposta, Veneziano afirmou que fará uma “grande ouvidoria” em toda a Paraíba para entender a necessidade da população, ao apontar uma “inoperância” do Governo Federal e relembrar que, enquanto foi prefeito de Campina, iniciou um projeto similar e que deve implantá-lo em todo o Estado.
Sem Comentários