A reforma eleitoral e o debate que envolve a volta, ou não das coligações partidárias tem causado grande burburinho nos bastidores da política, sobretudo na Paraíba.
Isso porque os parlamentares parecem divergir em seus posicionamentos sobre o tema o que acaba causando um temor naqueles que acham que sem coligações, será mais difícil se eleger.
Para tratar sobre o tema e saber oficialmente o posicionamento da bancada de senadores paraibana, a Assembleia Legislativa da Paraíba deve reunir Daniella Ribeiro, Nilda Gondim e Veneziano Vital na próxima semana.
De acordo com o presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino, a Casa de Epitácio Pessoa já está entrando em contato com os três para obter a confirmação.
Galdino acrescentou qu extraoficialmente, já soube que os três senadores são contra a volta das coligações, mas pretende, com a reunião, fazer com que eles possam ao menos ouvir os argumentos dos deputados estaduais.
“Apesar de saber extraoficialmente que os três senadores estão contra, vamos ver se eles conseguem ao menos nos escutar” disse o presidente da Casa de Epitácio Pessoa.
De acordo com as previsões de Adriano Galdino, a reforma eleitoral pode provocar o fim de partidos pequenos ao ponto de só restar, no máximo, 10 legendas que dividirão, entre si, o fundo partidário que hoje é partilhado entre cerca de 30 siglas.
Por sua vez o deputado Hervázio Bezerra, que foi quem apresentou o pedido de reunião com os três senadores na ALPB, defendeu também que os deputados estaduais se reúnam previamente para definir os seus posicionamentos e possam chegar a um entendimento.
“Eu sei qual é o meu posicionamento, mas não sei qual o posicionamento da maioria. Nós devemos ter o sentimento do nosso colegiado e da nossa Assembleia e aí conversamos com os senadores” ponderou.
A reunião deve ser marcada para a próxima quarta-feira, dia 8 de setembro.
Sem Comentários