Essa é mais uma da série perguntar não ofende. Com o ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB) inelegível para disputar as eleições de 2022, o ex-deputado federal Luiz Couto (PT), que vai completar quatro anos sem mandato eletivo, aceitaria um convite do PT Nacional para ocupar o espaço e disputar a única vaga da Paraíba, no Senado Federal no próximo pleito?
Couto deixou uma reeleição quase certa para deputado federal nas eleições de 2018 para concorrer a majoritária, mas acabou abarcando a terceira colocação, ficando atrás do senador Veneziano Vital (MDB) e da senadora Daniella Ribeiro (PP). O petista ganhou apenas para Cássio Cunha Lima (PSDB), que, naquele pleito, amargou o quarto lugar.
Vale lembrar que em sessão realizada no dia 10 de novembro de 2020, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tornaram o ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) inelegível. Na ocasião, eles analisaram três Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes) que pesavam contra o socialista na Corte em grau de recurso.
A primeira Aije julgada pelo TSE foi a de “Pessoal”, que teve apenas a multa majorada, seguindo o voto do ministro-relator Og Fernandes. A multa a Ricardo passou a ser de R$ 70 mil, enquanto que a vice-governadora Lígia Feliciano vai ter que pagar multa de R$ 5.320,50. Já nas do Empreender e na da PBPrev, a punição foi a de aplicação da inelegibilidade. O único voto contrário foi o do ministro Sérgio Silveira Banhos.
Ao proclamar o resultado, o presidente do TSE, ministro Luiz Roberto Barroso, decidiu que a inelegibilidade passava a ter efeito imediato, sem a necessidade da espera pela publicação do acórdão.
Sem Comentários