• quarta-feira, 16 de outubro de 2024

O deputado federal e presidente do PSL na Paraíba, Julian Lemos, em um gesto de cortesia, convidou o também deputado Wilson Santiago para o PSL e ofereceu a sigla para que o parlamentar dispute a reeleição em 2022.

Em contato com o Blog do Ninja na manhã desta sexta-feira (07), Julian informou que Santiago é um quadro importante para a política da Paraíba e que o PSL seria uma ótima casa para o deputado.

“Santigo é um quadro importante, é um político que tem história na Paraíba e não seria por falta de legenda que ele não disputaria. O PSL seria uma ótima casa para ele e está à disposição para que ele e todo o seu grupo possa se filiar” disse Julian.

Entenda:

A direção nacional do PTB afastou o deputado federal Wilson Santiago (PTB) do comando da sigla na Paraíba. A decisão foi comunicada em nota oficial na quinta-feira (6). O afastamento se deu após o deputado se omitir na votação do Projeto de Lei 4754, que criminaliza o ativismo judiciário no país, dentro da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados.

O Projeto de Lei estabelecia a possibilidade de impeachment de ministros do Supremo Federal Tribunal (STF) que usurpassem competência do Congresso Nacional. Ele foi rejeitado por apenas um voto, com a votação encerrada em 33 votos contra a aprovação e 32 a favor. O resultado é considerado uma derrota para o governo de Jair Bolsonaro (sem partido).

Em nota, o PTB anunciou, além do afastamento de Wilson do comando do partido na Paraíba, a substituição de parlamentares integrantes do PTB e membros da Comissão que também não votaram no Projeto.

Wilson Santiago justificou sua omissão alegando que o Projeto de Lei é inconstitucional, uma vez que fere uma cláusula pétrea (dispositivo constitucional que não pode ser alterado) da Constituição, neste caso, referente à harmonia dos três poderes. Por isso, Wilson disse que não concordava em tirar o equilíbrio dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Com essas justificativas, Wilson comunicou à direção nacional do partido sua posição contrária na votação. Como retaliação, o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, o afastou do partido.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.