A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), iniciou, na manhã desta terça-feira (30), a doação de 8,5 toneladas de alimentos. O trabalho foi acompanhado pelo prefeito Cícero Lucena e o secretário Felipe Leitão, e vai beneficiar a população assistida por 42 instituições que realizam trabalho social na Capital. A ação integra o Plano de Proteção Social que procura minimizar os efeitos econômicos da pandemia na vida de quem mais precisa.
“É um esforço da Prefeitura para cuidar daqueles que, neste momento de pandemia, sofrem com o desemprego ou a renda baixa. É um esforço que estamos fazendo procurando salvar vidas por meio da atenção em saúde, mas também levando comida para a mesa da população”, afirmou o prefeito.
De acordo com o secretário municipal do Desenvolvimento Social, Felipe Leitão, de janeiro a março deste ano já foram distribuídas 120 toneladas de alimento. “Ano passado, no mesmo período, nenhum grama foi entregue e esse dado demonstra o trabalho realizado e atenção que a gestão municipal tem dado à segurança alimentar para quem mais precisa”, avaliou.
A entrega faz parte parte do Banco Municipal de Alimentos e inclui raízes como a macaxeira, inhame e batata doce, e frutos como mamão, abacate e acerola. Os produtos são adquiridos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e doados ao Banco Municipal, que organiza sua distribuição.
A coordenadora do Banco de Alimentos, Luana Patrícia, explicou que as instituições beneficiadas com as doações possuem registro junto aos conselhos municipais de Assistência Social, do Idoso ou da Criança e do Adolescente, como determina o Ministério da Cidadania. Além delas, os alimentos são enviados regularmente para cozinhas comunitárias e restaurantes populares.
Além dos produtos da agricultura, o Banco também recebe e distribui itens da cesta básica, como arroz, feijão, fubá, açúcar e biscoitos. Ainda estiveram presentes o secretário municipal da Comunicação, Marcos Vinicius, e o secretário executivo, Janildo Silva.
Sem Comentários