Por conta do avanço da covid-19 em toda a Paraíba, o governador João Azevêdo (Cidadania) anunciará um novo decreto com medidas restritivas mais rígidas. A expectativa é de que as novas regras sejam divulgadas ainda nesta terça-feira (09) num edição extra do Diário Oficial do Estado e já entrem em vigor amanhã (10), valendo até o dia 24 de março.
A previsão é de que haja a redução do horário de funcionamento e até o fechamento de alguns setores.
Também está certo que o toque de recolher será mantido das 22h às 5h e também foi negociado com alguns setores, como o da construção civil, a mudança de horário de trabalho para equilibrar a circulação de pessoas e evitar aglomeração, principalmente no transporte público.
O governador ainda informou que está trabalhando para que o serviço público seja totalmente suspenso para reduzir a mobilidade urbana, sobretudo em João Pessoa e Campina Grande. Com isso, órgãos como o Detran-PB por exemplo, deve ficar com quase todos os seu serviços remotos. Nas atividades essenciais, como por exemplo a polícia civil, haverá redução do expediente nas Delegacias, que funcionarão das 8h às 14h.
Um diferencial desse decreto é que será previsto uma multa para pessoas que não usarem máscaras, no decreto anterior já havia a previsão, mas para estabelecimentos.
As novas regras estão sendo fechadas através do diálogo com os órgãos de controle através de reunião com representantes dos poderes (Ministério Público, Tribunal de Justiça, TCE e Assembleia Legislativa), além de prefeitos.
Sem Comentários